Faça uma doação!
Ajude a manter o site no ar!

AVISO:  não patrocino, nem apoio o "KIT AJUDA SENTIMENTAL" - Denuncie!
Pessoas inescrupulosas usam meu nome e o nome do meu site sem minha autorização para promoverem a venda desse kit de teor duvidoso. Cuidado!!!

Terapia em Grupo - Individual
 Cursos - Palestras

 

Compre o livro!

                Ajuda Emocional.com
           Caminhos para resolver os seus problemas
                                                * Site no ar desde o ano de 2001


Site Exclusivo e Oficial  da Psicóloga, Pesquisadora e Escritora Olga Inês Tessari

Qualidade, eficiência, eficácia e ética desde 1984

 Mais de 550 páginas - Mais de 38 milhões de visitantes*

Dra Olga Tessari - conheça!

 

Programa Plantão Psicológico - Olga Tessari responde a sua dúvida ao vivo!

OUTROS ENDEREÇOS DO SITE:

www.olgatessari.com.br    :::    www.ajudaemocional.com    :::   www.ajudaemocional.net  :::

http://ajudaemocional.tripod.com

. . . . .    Participe dos grupos de terapia - uma forma econômica, interativa e prazerosa de resolver os seus problemas      . . . . . . . .     Assista ao programa Plantão Psicológico todas as 3ª feiras, das 21 às 22h ao vivo - horário de Brasília   . . . . . .    Cursos e Palestras sob medida para a sua empresa ou grupo em qualquer localidade desejada    . . . . .   Não há nenhuma relação da Dra Olga Tessari com o "kit ajuda sentimental" - o nome dela está sendo usado de forma indevida para fazer a propaganda, por favor, denuncie!    . . . . .    Leia o livro "Dirija a sua vida sem medo" da Dra Olga Tessari, psicóloga atuante na área desde 1984    . . . . .   Atendimento de forma individual, casal, pais, grupos e famílias, da infância à terceira idade  - marque a sua consulta!    . . . . .   Leia depoimentos de pacientes     . . . . .       Assine o livro de visitas     . . . . .     Acompanhe a Dra Olga Tessari na Mídia    . . . . .  Saiba mais sobre Terapia em Grupo   . . . . . .    As novidades do site estão na página Agenda ou no Twitter - siga-me!     . . . . .   Escreva a sua dúvida ou sugestão, críticas são sempre bem-vindas!  .  . . . . .    Participe da sala de bate papo todos os domingos de março a dezembro, entre 18:30 e 20h, horário de Brasília   . . . . .       Dra Olga Tessari criou e administra esse site   . . . . .   Não há equipe de psicólogos, o site é exclusivo  da Dra Olga Tessari    . . . . .    Veja fotos com Dra Olga Tessari no link fotos   . . . . .   Não encontrou o que queria? Fale comigo!   O e-mail está no final de todas as páginas do site. . .  .  .  .  .  .  .  .    Novo endereço do site: www.olgatessari.com    .  .  .  .  .  .  .   .   .   .

   Início  |  Terapia?  | Ansiedade   |  Pânico   |  Timidez  |  Medo de Dirigir  |  Medos  |  Medo de Errar  |   Testes Auto-Estima |  Depressão  | Obesidade  | Pais e Filhos  |  Mulher  |  Adolescência |  Amigos/Grupos  |  Problemas de Relacionamento  |  Qualidade de Vida  |  Bulimia/Anorexia  |  Idosos   |    LIVRO   |   Sexualidade    Demissão  |  
Fazer o bem
| Sala de Bate Papo  |  Programa Plantão Psicológico   Pesquisas  |  Conheça-me!  |  Cursos/Palestras |  Cursos on line Livro de Visitas  |   Mapa do Site  | Marcar Consulta  |  Prêmios  |  Avisos  | Mensagens recebidas Revistas  |   Normas de Conduta  |  Política de Privacidade  |  Localização  |  Depoimentos Vídeos  Fotos | Rádios  |  MÍDIA  |   Agenda  Atualizações  |  Resp. Social  |  Indique este Site! e-mail  | Siga-me no Twitter Faça uma doação
Fale com a psicóloga |  Cadastro |

  Terapia individual ou grupo para a ansiedade, medos, auto-estima   ::::::    Terapia em grupo para pessoas traídas, inseguras ou ciumentas

 

 

Adolescência

 

 

 

* Direitos Autorais deste texto-  © Dra Olga Inês Tessari

 
*o texto está registrado de acordo com a Lei de Direitos Autorais


 

* Veja indicação de leitura de outros textos no final da página

 

 

- Tratamento Psicológico para a ansiedade e seus medos - saiba mais! -

 

 

É uma fase da vida com muitos conflitos e dúvidas, tanto para os pais como para os próprios adolescentes.  Entenda um pouco mais sobre este período da vida!

 

 

A adolescência é uma fase da vida na qual ocorrem muitas mudanças: surgem alterações no corpo, que deixa de ser infantil para tornar-se adulto e transformações de comportamento que servem para a construção da identidade, momento em que o adolescente deixa de lado os valores dos pais para criar seus próprios valores que podem vir a ser idênticos aos dos pais assim como podem ser totalmente divergentes dos valores paternos ou uma mistura entre os valores semelhantes e os divergentes.
 


É um momento de muitos conflitos na família se não for bem administrado!
 


Os pais têm uma certa dificuldade em aceitar o crescimento de seus filhos... Quantos pais dizem sentir saudades do tempo em que os filhos eram bebês?


Admitir que o filho cresceu equivale a reconhecer que eles estão ficando mais velhos!

 

Para o pai, é difícil aceitar que sua eterna namoradinha agora se interessa por um outro homem que não é ele! E a mãe, muitas vezes, não consegue tolerar a existência de outra mulher cheia de juventude!


Muitas garotas entram em conflito com suas mães pelos mais diversos motivos e os mais comuns estão ligados ao fato de divergirem da opinião da mãe ou mesmo por questionarem as imposições maternas; em muitos casos, o conflito acontece por causa da inveja da mãe em relação à juventude da filha, seja fisicamente (mães que não aceitam envelhecer vêem na juventude da filha que o tempo de juventude delas passou), seja porque esta mãe não teve a liberdade que a filha tem em função da mudança de costumes sociais: quantas mães dizem "no meu tempo isso não podia acontecer", " na minha época, meninas de família não ficavam na rua até esta hora que você quer ficar", "meu pai não me deixava fazer isso...". Enquanto algumas mães querem que suas filhas vivam tudo aquilo que elas não viveram, muitas outras agem de forma contrária, não permitindo ou evitando que suas filhas vivam mais do que elas mesmas viveram ou tiveram em sua juventude!


Outro motivo de conflito é a filha querer fazer algo que a mãe não concorda, como por exemplo, ir a lugares que a mãe considera ruins ou andar com determinadas pessoas que ela não gosta ou mesmo seguir determinada religião ou ter um gosto musical divergente do dela ou mesmo vestir-se de forma diferente da que ela gostaria.


Muitos pais não se conformam de terem perdido o "posto" de heróis insubstituíveis dos filhos e não conseguem suportar o olhar crítico dos jovens, pois estes começam a enxergar os pais como são: pessoas com todos os defeitos e qualidades que lhe são próprios. Há pais que passam a controlar exageradamente a vida dos filhos, como se pudessem, com isso, voltar a tê-los como crianças: não respeitam sua privacidade, querem participar da vida deles de forma integral, e usam, para o controle deles, os perigos que aumentam nesta fase (a violência, a AIDS, etc...). E mesmo controlando, vivem agindo no sentido de fazer com que os filhos sejam como eles gostariam que os filhos fossem, semelhantes a eles! Por isso a dificuldade em aceitar os filhos agindo e se comportando de forma diferente daquela que eles esperavam!


Enfim, é uma fase difícil não só para a adolescente como também para seus pais. Por isso, é importante que o adolescente saiba como lidar com os seus pais para que eles percebam que ele cresceu e que o respeitem como ele é!

 

Em primeiro lugar, são os filhos que devem mostrar aos pais que já não são mais crianças: nada de fazer cara feia ou ter comportamentos infantis diante de uma "bronca" ou "proibição". O importante é conversar, dialogar e questionar de forma adulta e com bons argumentos as imposições dos pais. Por exemplo, quando os pais não deixarem o filho sair para a balada por afirmarem que confiam no filho, mas não confiam nas outras pessoas que lá estão, que tal perguntar a eles se eles não confiam na educação que deram ao filho? E se confiam no filho, por que proíbem? Será que eles vão proibir tudo aquilo que eles consideram ruim para o filho? Quando é que eles vão perguntar ao filho o que é bom para ele?  E se mesmo assim os pais não deixarem que ele saia, questionar o porque desta proibição. Questionar não é brigar, mas dizer aos pais que é importante saber e entender o motivo da proibição.

Muitos pais querem antecipar questões aos filhos para evitar sofrimentos futuros... Mas o único método conhecido para se aprender algo é vivendo! Uma conversa amigável com os pais vai mostrar que viver é experimentar. Cito aqui o caso de um garoto de 18 anos que nunca havia tomado qualquer bebida alcoólica por opção, mas que, num final de semana com amigos, acabou tomando vinho muito além da conta e foi parar no hospital com coma alcoólica: muitos pais poderiam fazer um escândalo e brigar com o filho ou mesmo castigá-lo por este ato. Os pais do garoto, ao saberem do ocorrido foram ao hospital, esperaram a recuperação dele e conversaram com o filho questionando se valeu a pena ter bebido tanto e se valeria a pena continuar bebendo desta forma. Ou seja, o diálogo e o respeito pelas opções do filho é o caminho para o crescimento e para um bom relacionamento.

Os adolescentes costumam ser "do contra" até pelo fato de que precisam negar os valores que tiveram até então e que, na maioria das vezes, são valores de seus pais. Pais que dialogam com os filhos são mais ouvidos pelos filhos e tem filhos menos rebeldes do que pais mais autoritários e impositivos. Os adolescentes detestam serem tratados como crianças. Muitos deles relatam que em determinados aspectos os pais os tratam como adultos (quando a questão é uma determinada responsabilidade tal como arrumar o quarto, lavar a louça, etc...), mas na hora deles namorarem ou mesmo saírem com os amigos (na hora do lazer, digamos assim), os pais os consideram crianças. Os adolescentes detestam esta incoerência: ou os pais os tratam sempre como crianças ou então como adultos que já se consideram ser.

A melhor maneira de conseguir que os pais entendam o adolescente é através do diálogo. Se os pais estiverem nervosos, não adianta discutir, o melhor a fazer é esperar que eles se acalmem e só depois iniciar uma conversa calma e esclarecedora com eles.

 

- Tratamento Psicológico para a ansiedade e seus medos - saiba mais! -

 

= Outros textos para a leitura =
 

Depoimentos reais de pacientes *


Adolescência 

Adolescente e Depressão
Adolescente e Drogas

Adotar um filho
Amar ao próximo

Ame!

Amigas solteiras e casadas

Amigo namorado
Amigos/Grupos 
Amizade

Amizade é fundamental

Amizade e Sinceridade 

Amizade Feminina

Amizades à jato
Amor e Preconceito
Amor falso ou verdadeiro?
Amor - idades diferentes

Amor ou amizade?

Anorexia mata!

Anorexia? Perigo!

Ansiedade 
Ansiedade - o que é?

Ansiedade e Compulsão
Ansiedade e Obesidade

Assédio Sexual

Auto Estima 
Auto-Estima 2

Auto-Estima 3
Auto-Estima - Sou mais eu!

Auto-Estima e Namoro
Auto-Estima e Respeito
Auto-Estima e Sorrir
Avós e Netos

Avós e netos 1
Beleza Massificada

Belos namorados

Buscando o Príncipe

Briga de irmãos1

Briga de irmãos 2

Brigas de irmãos 3
Briga de irmãos 4
Briga de irmãos 5

Bulimia
Bulimia/Anorexia

Bulimia/Anorexia

Bulimia/Anorexia jovens
Bulimia - Compulsões e Vômitos
Bullying
Camisinha

Chorar faz bem

Chorar faz bem 2
Ciúme 

Competitividade Feminina

Compulsão Alimentar

Conflito de Gerações
Conflitos de Gerações II

Conflitos adolescentes

Consumo Compulsivo 1

Consumo Compulsivo2
Crescer Emocionalmente
Demissão
Depressão

Depressão pós namoro

Desejo Sexual 

Diabetes Juvenil
Diga não à pornografia infantil
Dislexia

Doenças,Auto Estima,Medos

Doenças Modernas
Drogas
Drogas 2
Drogas e Adolescentes

Educação Sexual

Educar filhos
Elogios

Emagrecer? Perigo!
Emoções engordam?

Escravos da Aparência
Espelho,beleza,auto estima
Estupro

Falar sobre sexo1

Falar sobre sexo 2
Falta de limite

Ficar com vários 1

Ficar com vários 2

Fidelidade em baixa
Filho do namorado

Filhos: bater ou não?

Fobias
Games e Violência
Geração Consumo

Idade faz diferença?
Internet e o mundo fake

Jogos Eletrônicos
Jogos Eletrônicos2
Jogos Eletrônicos3
Jogos Eletrônicos4
Jovens e Dirigir
Jovens e Estilo de Vida
Jovens sem limites
Limites e Disciplina
Longevidade-Avós na família

Mães Super Protetoras

Magro e feliz

Medo de Errar

 

Marcar Consulta *


 

Medos 1

Medos 2

Medos 3
Medos 4

Mentira 1

Mentira 2

Mentira 3
Mentira 4

Mentir,Omitir ou Verdade?

Meus 15 anos
Morar Sozinho
Morar Sozinho 2

Mudar de casa

Mulheres com homens jovens

Namorado X Marido

Namoro atual

Namoro-Idades Diferentes 1

Namoro-Idades Diferentes 2

Namoro-Proibições dos pais
Namoro vai e volta

Obesidade

Obesidade e Bulimia

Obesidade e Conflitos

Obesidade e Depressão

Obesidade e Emoções

Obsessão por beleza

Paciência

Pais Ausentes

Pais e Filhos
Pais - Problemas em Casa com Filhos

Pânico*
Pedofilia
Pense magro!

Perdão
Perdão 2

Pessoa Egoísta

Pessoas escandalosas

Pessoas explosivas

Pessoas grudentas