Compre o livro!

Ajuda Emocional.com
                              Caminhos para resolver os seus problemas

Site Exclusivo e Oficial  da Psicóloga, Pesquisadora e Escritora Olga Inês Tessari
 
Qualidade, eficiência, eficácia e ética desde 1984 -  desde 2001 na internet

Mais de 600 páginas - Mais de 46 milhões de visitantes

CRP 06/19571

Conheça Olga Tessari

Programa Plantão Psicológico - respondo sua dúvida ao vivo!  | Não patrocino nem apoio o Kit Ajuda Sentimental: denuncie! | Cadastro

Outros endereços do site:   www.olgatessari.com.br    ...   www.ajudaemocional.com    ...   www.ajudaemocional.net  ...    http://ajudaemocional.tripod.com

Início  | Terapia?  |  Ansiedade  |  Pânico  |  Timidez  |  Medo de Dirigir  |  Medos  |  Medo de Errar  |  Testes  |  Auto-Estima  |  Depressão  |  Obesidade  |  Pais e Filhos  |  Mulher  |  Adolescência  |  Amigos/Grupos  |  Problemas de Relacionamento |  Qualidade de Vida  |  Bulimia/Anorexia   |  Idosos |    Sexualidade  Demissão  |  Fazer o bem |  Livro  |  Vídeos  |  Sala de Bate Papo |  Programa Plantão Psicológico | Pesquisas |  Conheça-me!  |  Cursos/Palestras  |  Cursos on line  |  Livro de Visitas  |  Mídia  |  Mapa do Site  Avisos  |  Prêmios  |  Marcar Consulta  |  Mensagens recebidas  |  Revistas  |  Normas de Conduta  |  Política de Privacidade  |  Localização  |  Depoimentos  |  Fotos  |  Rádios  |  Agenda  |  Atualizações  |  Resp. Social  |  Twitter  | Facebook Faça uma doação Fale com a psicóloga  |  Cadastro  Atendimento on  line  Indique este Site!  Dúvidas sobre o site
 

A força da Terceira Idade 

 

 

 

Brasileiros mostram sua força na 3ª idade
 

 

 

* Entrevista com Dra Olga Inês Tessari

 

*o texto está registrado de acordo com a Lei de Direitos Autorais

 

 

Publicada no Jornal Brazilian Times de Massachusets, USA
setembro/2006
 


 

* Veja indicação de leitura de outros textos no final da página *

 

Para o brasileiro, chegar à 3ª Idade nem sempre é uma conquista da vida. Isso porque grande maioria é colocada na margem da sociedade e todas as portas se fecham. Uma pessoa que passa dos 50 anos de idade, sente a dor do desprezo e, conseqüentemente, surgem os problemas causados por isso.


Isso faz com que muitos idosos brasileiros se sintam perdidos e até inúteis, porque acreditam que já cumpriram as suas obrigações e não há mais nada a fazer. "A mulher não precisa mais cuidar dos filhos, o homem não é mais o responsável pelo sustento da família. As pessoas passam a vida em função de um determinado objetivo e, quando ele é alcançado, elas passam a acreditar que não são mais produtivas" afirma a psicóloga Olga Inês Tessari, especialista em terceira idade.


Ao contrário do que acontece no Brasil, os brasileiros que chegam à terceira idade nos Estados Unidos, se sentem mais úteis. As leis que defendem esta categoria da vida fazem com que uma pessoa passe sua idade idosa gozando de respeito e oportunidades.


É o caso da baiana Maria Cândida Feitosa, 54 anos de idade. Natural da cidade de Açu da Torre, ela veio para os Estados Unidos quando tinha 48 anos. “Eu me sentia desprezada pela sociedade em que viva e pelos meus próprios familiares”, fala salientando que a mudança para este país foi a maior transformação de sua vida.


Morando na cidade de Cambrigde-Massachusetts, ela já passou por diversos restaurantes, trabalhando como cozinheira. O mais interessante é que nunca fiquei desempregada e com o dinheiro que estou ganhando, consegui comprar uma casa para meus filhos, uma chácara e um carro”, fala salientando que ficará mais um ano nos EUA “até pagar as prestações de um outro veículo”.


Atualmente ela produz, em sua casa, doces e salgados para algumas padarias, entre elas duas americanas. “Eu não me sinto com 56 anos”, conclui.


Outro que descobriu uma nova vida foi o mineiro José Carlos. Ele está às vésperas de completar 52 anos de idade e afirma estar se sentindo um “garotão de 25 anos”. Tendo chegado aos EUA há quatro anos, já trabalhou em companhias de “roof” e jardinagem.


Da cidade de Chonin de Baixo, Carlos se diz sabedor de que no Brasil jamais teria oportunidade devido sua idade avançada. “Aqui a gente se sente útil e não somos obrigados a chegar na velhice jogando damas em pracinhas”, acrescenta.


Apesar de que os cientistas afirmam que a 3ª Idade começa a partir dos 65 anos de idade, no Brasil quem passa dos 45 já começa a ser colocado de lado, no quesito oportunidade de trabalho. “Aqui nos Estados Unidos eu tenho certeza que se chegar aos 65 terei meu emprego e minha vida normal”, conclui.


Na região de Boston, a Massachusetts Alliance Portuguese Speakers-MAPS vem realizando um importante papel no sentindo de manter reintegrado à sociedade as pessoas que chegam na 3ª idade e por algum motivo se sentem marginalizados. Atividades culturais, sociais e físicas são desenvolvidas no local.

 Os interessados em Boston em saber mais informações podem entrar em contato através do telefone 617-864-7600. 

 


Leia mais textos relacionados ao tema em
 

 Idosos - Problemas de Relacionamento - Mulher - Pais e Filhos -
- Ansiedade - Medos Auto-Estima -

 


 


Dra Olga Inês Tessari

Autora do livro "Dirija a sua vida sem medo"
Escritora - Palestrante - Pesquisadora – Supervisora – Consultora


Psicóloga e Psicoterapeuta desde 1984 (CRP06/19571) atuando nas áreas de ansiedade, auto-estima, medos, timidez, pânico, stress, depressão, orientação de pais, problemas específicos da criança, do adolescente, da mulher, do homem, da terceira idade, do casal e da família, mediadora de conflitos dos problemas e dificuldades nos relacionamentos em geral (do casal, de pais com filhos, entre amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, etc.), trabalha também em equipe multidisciplinar com os distúrbios da alimentação (compulsão, obesidade, anorexia, bulimia).
Atendimento e aconselhamento de adolescentes, adultos, pais, casais, grupos e famílias.
Desenvolve e ministra palestras, cursos, palestras e projetos específicos para empresas e grupos em geral.
Consultora em temas de Psicologia para a mídia em geral
Visite o site: www.ajudaemocional.com
e-mail

 

 

 

LEIA textos relacionados a este tema nos menus acima, abaixo ou no final da página ao lado

 


Leia o livro:
Dirija sua vida sem medo

 

Marcar consulta

Cursos/Palestras
Cursos on line

    Palestras programadas

 

 

Dra Olga Tessari na Mídia!

 


Assine o livro de visitas

 

 

Adoção

Adolescentes

Amante

Amigos/Amizade

Amor

Anorexia

Ansiedade

Assédio

Auto-Estima

Avós e Netos

Beleza

Brigas de Irmãos
Brigas do Casal

Bulimia

Carro Blindado

Casal e Filhos

Casamento

Chorar

Ciúme
Competição Feminina

Compulsão Alimentar

Consumo Compulsivo
Conflitos de Adolescentes

Conflitos de Gerações

Crescer emocionalmente
Demissão

Depressão

Diabetes Juvenil
Diga não!
Dislexia

Doenças
Dona de Casa

Drogas
Educar Filhos
Egoísta
Elogios

Emagrecer
Estupro

Família
Felicidade

Fidelidade

Ficar

Fobias

Games

Idosos

Infidelidade

Jogos Eletrônicos
Jovens

Mãe

Mania de Limpeza

Medo

Medo de Dirigir

Medo de Errar
Medos

Menopausa

Mentira

Mudanças

Mulher

Namoro

Obesidade

Paciência

Pai

Pais e Filhos
Paixão

Pedofilia

Perdão
Pessoas Egoístas

Pessoas Escandalosas
Pessoas Explosivas

Pessoas Grudentas

Pessoas Passionais
Planos

Preconceito no Amor
Problemas da Relação
Problemas do Casal
Psicólogo serve pra que?
Qualidade de Vida
Rivalidade Feminina
Roer Unhas

Sair de Casa
Saudade
Separação

Sexualidade

Solidão

Solteiros

Somatização

Sonhos

Stress

Suicídio

Terapia

Terceira Idade
Testes
Timidez

Tipos de Pessoas

Traição

Traumas

Tribos
Vaidade

 

 

As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou médico
 

Olga Inês Tessari
CRP06/19571

Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil
(mapa)

Tel: (11) 2605-6790 - Cel: (11) 9772-9692

 Formulário para contato
 

 

- Copyright ©® 2001-2011 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados 

O conteúdo completo deste site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet MESMO QUE CITADA A FONTE - (Inciso I do artigo 29 - Lei 9610/98). A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei!
Quer publicar ou copiar estes textos?
Fale comigo!

= Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu! =