Livros de Olga Tessaribannerolgatessari
Site Exclusivo e Oficial da Psicóloga, Psicoterapeuta, Consultora Comportamental, Pesquisadora e Escritora Olga Tessari
Você está ansioso, estressado, inseguro, com medos ou baixa autoestima? Terapia focada na solução do problema!

O que é a depressão? Como resolver?

* Direitos Autorais do texto - © Dra Olga Inês Tessari

*os textos do site estão registrados de acordo com a Lei de Direitos Autorais

*Veja outros textos para leitura e vídeos no final da página

AVISO! SE VOCÊ PENSA QUE SOFRE DE DEPRESSÃO, PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA!

Somente um médico ou psicólogo poderão fazer um diagnóstico correto!

O tratamento é eficaz!

O que é a depressão?

A depressão pode se manifestar em qualquer pessoa, a qualquer hora e em qualquer idade. Frequentemente interfere no dia a dia causando dor e sofrimento não somente para quem tem o problema, mas também para aqueles que convivem com essa pessoa que sofre.

Uma depressão grave em um membro da família pode causar sérios transtornos à vida familiar assim como à vida da pessoa doente. Muitas vezes a pessoa com depressão é tratada de forma preconceituosa pelos próprios familiares e no local de trabalho é tida como preguiçosa ou irresponsável em função de suas dificuldades.

A depressão é uma doença que envolve o físico, o humor, os pensamentos e o comportamento. Ela afeta a maneira como a pessoa se alimenta e como dorme, a maneira como se sente, o modo como pensa a respeito de si mesmo e a respeito da vida e altera radicalmente o seu comportamento no dia a dia.

Sofrer de depressão não é um sinal de fraqueza ou uma condição que possa ser afastada por um esforço de vontade: a pessoa com depressão não é capaz de reagir e se sentir melhor sem algum tipo de tratamento: os sintomas da depressão, se não forem tratados, podem durar semanas, meses, anos ou até o fim da vida!

A Depressão caracteriza-se por sensações extremas de abatimento, tristeza e vazio.

Diferença depressão/tristeza

A diferença entre depressão e tristeza é que a tristeza é passageira, sendo consequência de um fator adverso da vida, mas a depressão perdura sem motivo aparente...

Muito frequentemente, uma combinação de fatores genéticos, psicológicos e ambientais estão envolvidos na gênese de uma depressão.

Pessoas que tem baixa autoestima, que sempre veem a si mesmas e o mundo com pessimismo ou que são facilmente sobrecarregadas pelo estresse, são propensas a apresentar depressão. Uma perda grave, doenças crônicas, deficiências nutricionais, distúrbios hormonais, dificuldades de relacionamento, problemas financeiros ou qualquer mudança indesejada nos padrões de vida também podem conduzir a um episódio depressivo.

Os sintomas da depressão podem incluir falta de apetite e perda de peso ou, ao contrário, aumento de apetite com ganho de peso; insônia ou sono em excesso; mudanças nas atividades e comportamentos habituais; perda do interesse ou do prazer em atividades que eram prazerosas, inclusive sexual; cansaço excessivo, fadiga; perda de concentração, de atenção; irritabilidade ou raiva excessiva; queda acentuada no rendimento do trabalho e estudos; isolamento social; crises constantes de choro; visão pessimista do futuro, ruminação de eventos do passado; sensações injustificadas de inutilidade, desvalorização, autoacusação, culpas em relação a si mesmo e ideias de suicídio ou morte.

Apesar de haver muita coisa a ser feita para tratar a depressão, o passo mais importante é o primeiro: BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL!

TRATAMENTO

A escolha do tratamento da depressão irá depender da avaliação realizada por um profissional médico ou psicólogo.

Há uma grande variedade de medicamentos antidepressivos e psicoterapias que podem ser utilizados para tratar dos transtornos depressivos. As pesquisas revelam que o melhor tratamento é aquele que inclui medicação para obter um relativamente rápido alívio dos sintomas juntamente com tratamento psicológico (psicoterapia) para aprender maneiras mais efetivas de saber lidar com os problemas da vida, pois nosso cérebro é influenciado pela nossa maneira de pensar.

A medicação por si só não é capaz de restaurar e manter o equilíbrio da química cerebral se não houverem mudanças na forma de pensar!

FATORES QUE COLABORAM PARA MELHORAR A DEPRESSÃO

Devemos considerar que nosso organismo é uma máquina e que, para o seu bom funcionamento, é preciso respeitá-lo e cooperar para que ele funcione de forma adequada!

A boa alimentação é um complemento vital a qualquer tipo de tratamento para depressão ou quaisquer outros distúrbios: afinal, nós somos o que comemos!

Os neurotransmissores do cérebro responsáveis pelo bom funcionamento do nosso comportamento também são controlados pelos alimentos que comemos e os nutrientes contidos nos alimentos podem influenciar profundamente a bioquímica e a atividade cerebral.

Especialistas em nutrição acreditam que uma dieta desequilibrada também pode gerar a depressão e que a nossa dieta ocidental, que enfatiza os fast-foods, os lanches rápidos e outros vícios alimentares, é a principal responsável.

A prática de exercícios também é um componente importante no tratamento contra a depressão. O exercício por si só propicia grandes melhoras no estado de espírito e no controle do stress. Estudos demonstram que a depressão diminui com o aumento de atividade física. Então, vá caminhar no parque, na beira da praia, dance, ande de bicicleta!

E ria! Sorria mais!

Nada melhor do que rir!

Leia ou assista a filmes de comédia.

Procure tornar seu dia agradável.

Mantenha o pensamento positivo.

IMPORTANTE!!

Procure ajuda especializada caso você não esteja conseguindo sair da depressão e tenha os sintomas por mais de 6 meses na maior parte do tempo!

Pare de lutar contra algo que está além de suas forças e que você não consegue resolver sozinho(a)!!

O tratamento com médico + psicólogo é eficaz!


- Tratamento Psicológico para a ansiedade, autoestima, medos, insegurança - saiba mais! -

Palestras e cursos com vários temas de interesse podem ser criados especificamente para o seu grupo!

- Vídeos sobre Ansiedade - Medos - Autoestima - Estresse - Timidez -

Leia abaixo outros textos relacionados ao tema:

facebook . twitter . linkedin . google

Leia os livros:

Amor X Dor
Dirija sua vida sem medo


Assine o livro de visitas

Patrocine o site!

Conheça Olga Tessari

AJUDAEMOCIONAL.COM - Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta - Política de Privacidade


ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo


OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Seus sites:
www.ajudaemocional.com - www.ajudaemocional.net - www.olgatessari.com - http://ajudaemocional.tripod.com - www.olgatessari.com.br


OLGA TESSARI não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!


Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil / Tel (11) 2605-6790 / Cel: (11) 99772-9692
Mapa de localização - Formulário para contato


Copyright ©® 2001-2014 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados
Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu!