Livros de Olga Tessaribannerolgatessari
Site Exclusivo e Oficial da Psicóloga, Psicoterapeuta, Consultora Comportamental, Pesquisadora e Escritora Olga Tessari
Você está ansioso, estressado, inseguro, com medos ou baixa autoestima? Terapia focada na solução do problema!

Dirigindo a vida sem medo: dicas para ser feliz!

*Entrevista com Dra Olga Inês Tessari

*os textos do site estão registrados de acordo com a Lei de Direitos Autorais

*Veja outros textos para leitura e vídeos no final da página

Olga Inês Tessari , Psicóloga, dá dicas de como lidar com medos, ansiedade e traumas da infância que atrapalham ou impedem a felicidade.
Dirija a sua vida sem medo

O medo faz parte da vida de toda a pessoa e trata-se de um instinto de sobrevivência. A psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari conta que ele é um fator de proteção contra os perigos e adversidades que as pessoas adquirem ao longo da vida.

Autora do livro "Dirija sua vida sem medo - Caminhos para solucionar os seus problemas", Olga mostra de forma clara como o medo pode atrapalhar a vida das pessoas se elas não tratarem.

Ter medo, segundo ela, é mais normal do que se pensa, mas a partir do momento que ele começa a tomar conta da vida da pessoa a ponto que ela sinta medo, até de sair de casa, é sinal que algo está errado e aí é preciso procurar um profissional.

Segundo Olga, o medo tem seu lado positivo e negativo. O positivo é quando ele serve de defesa para qualquer pessoa, mas se torna negativo quando escraviza quem o sente.

"Se a pessoa começa a se isolar em casa porque tem medo de ser assaltada ou fica apreensiva quando alguém chega perto dela, isto se torna perigoso. O medo não pode comandar a vida de ninguém. Neste caso dizemos que o medo é limitador porque as pessoas não conseguem fazer mais nada por achar que algo vai acontecer com ela", explica.

Ela lembra que apenas dois medos nascem com a gente; o medo do barulho e o medo de cair; os demais são adquiridos. "Vivemos uma época de muitos medos. Sentir medo é normal. Entretanto quando o medo sai do nosso controle, ela torna uma doença que pode e deve ser tratada; é o que chamamos de medo irracionais", explica.

Além do aspecto emocional, onde as pessoas sentem medo até de sair na rua ou se relacionar com outras pessoas, já que acha que todo mundo fará alguma coisa, também existem os aspectos físicos; com a aflição algumas dores começam a aparecer. "A pessoa quando está com medo ou se sentindo ameaçada, começa a ter temores, suores e até taquicardia; ela fica com um nível muito alto de adrenalina. Neste caso, quando o medo domina, é necessário a procura de um profissional que ajudará a superar o problema. Os familiares devem compreender que isto é normal e a paciência deve prevalecer."

Olga elenca alguns sintomas físicos, comuns quando se está ansioso e, conseqüentemente, se tem medo de alguma coisa: taquicardia, palpitações, suores, tremores no corpo, rubor nas faces, falta de ar, voz trêmula, gagueira, dores de cabeça, sensação de desmaio, urgência urinária, sensação de afundamento no estômago, diarréia e até náuseas podem aparecer quando uma pessoas está com nível alto de ansiedade.

Na maioria das vezes os medos são criados a partir de uma experiência ruim que a pessoa viveu ou viu alguém passar. "Uma criança por exemplo, tem medo de insetos se presenciou a mãe ou alguém próximo ficar apavorada quando viu um. Ou então tem medo de ser assaltada naquela rua porque sua amiga já foi. Ela tem medo de passar por uma situação que alguém já viveu".

Ela explica o perfil das pessoas que tem medos irracionais - que são aqueles além do normal: são sempre pessoas inteligentes, bem sucedidas, perfeccionistas e que não suportam críticas. "As pessoas que têm este medo incontrolável gostam sempre de controlar uma situação. Tem tudo sob controle e não sabem lidar com as situações imprevisíveis. Neste caso elas gaguejam, tem ansiedade e um nível de adrenalina muito alto."

Olga Tessari - que tem experiência com milhares de pessoas que sofrem de algum tipo de problema - explica que é preciso que as pessoas não tenham vergonha do que sentem e saibam que um profissional pode ajudá-la a conviver melhor com esta situação.

"A pessoa não deve ficar envergonhada do problema ou achar que isto não é normal. Ter medo de alguma coisa é mais normal do que se pensa, desde que não altere sua rotina."

Outra dica é que as pessoas que convivem com alguém que tem medo tenham paciência. "Os familiares devem entender o medo que uma pessoa tem; seja de sair de casa, de ser assaltada o mesmo de dirigir e ajudá-la a superar esta situação.

Entre os medos mais comuns ela fala do medo de dirigir, do medo de insetos e o de se relacionar

Entrevista no programa Check Up News por Maria Isabel da Silva em maio/2005

- Leia outros textos relacionados ao tema: Medo de Dirigir - Problemas de Relacionamento - Mulher - Pais e Filhos - Adolescência - Ansiedade - Autoestima - Medos

- Volte a Dirigir com Olga Tessari - consulta individual -

- Curso Supere o Medo de Dirigir com Olga Tessari - Depoimentos -

Palestras e cursos com vários temas de interesse podem ser criados especificamente para o seu grupo!

- Tratamento Psicológico para a ansiedade, autoestima, medos, fobias, insegurança, ciúme - saiba mais! -

- Vídeos sobre Ansiedade - Medos - Autoestima - Estresse - Timidez -

Olga Tessari no FacebookOlga Tessari no TwitterOlga Tessari no LinkedinOlga Tessari no Google+

Leia os livros:

Amor X Dor
Dirija sua vida sem medo


Assine o livro de visitas

Patrocine o site!

Conheça Olga Tessari

AJUDAEMOCIONAL.COM - Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta - Política de Privacidade


ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo


OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Seus sites:
www.ajudaemocional.com - www.ajudaemocional.net - www.olgatessari.com - http://ajudaemocional.tripod.com - www.olgatessari.com.br


OLGA TESSARI não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!


Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil / Tel (11) 2605-6790 / Cel: (11) 99772-9692
Mapa de localização - Formulário para contato


Copyright ©® 2001-2013 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados
Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu!