Livros de Olga TessariSite AjudaEmocional.com de Olga Tessari Conheça Olga Tessari
Site Exclusivo e Oficial da Psicóloga, Psicoterapeuta, Consultora Comportamental, Pesquisadora e Escritora Olga Tessari
Você está ansioso, estressado, inseguro, com medos ou baixa autoestima? Terapia focada na solução do problema!

*Veja outros textos para leitura no final da página

Provocar o vômito não ajuda a emagrecer!

Para manter as curvas e o corpo com tudo em cima, a empresária Alessandra, a Leka, participante do programa "Big Brother Brasil", da Rede Globo, possui um método ineficaz e para lá de perigoso. Com medo de engordar, ela força o vômito após as refeições. A cena foi ao ar para todo o Brasil e chamou a atenção quando Leka confessou diante das câmeras que tem bulimia. Um mal comum entre adolescentes e mulheres até 30 anos.


"Posso estar magra, mas subo na balança e sempre me sinto uma porca. Vou nas lojas e peço calças tamanho 46 embora vista menos do que isso" - afirmou ela durante o programa.


Infelizmente Alessandra não é a única. Ela faz parte de um universo de aproximadamente 4% de mulheres que sofrem de transtornos alimentares e emocionais, como anorexia e bulimia.


"Nunca tive este problema. Tenho pavor de vomitar e acho uma atitude inconcebível. Prefiro ser uma gordinha feliz do que uma magra infeliz. A bulimia é uma doença que mostra muito a insegurança da pessoa - afirma Luiza Brunet.


Luiza está certa. A bulimia é uma doença que tem entre seus principais sintomas, a corrida para o banheiro após a ingestão de algum alimento. A bulímica força o vômito para não engordar.


"A origem desse problema está em questões emocionais e na pressão social sobre a mulher para que ela tenha um corpo perfeito" - observa a psicóloga Olga Inês Tessari.


O medo de adquirir uns quilos a mais ou de ter comido além da conta fazem com que a pessoa force o vômito, mas a sensação de "emagrecimento" é ilusória.


A digestão começa na boca. Portanto quando você come, já está absorvendo o alimento. Vomitar não emagrece, mas para quem tem bulimia, o ato de colocar a comida para fora dá um grande alívio e a impressão de que ela está se livrando de um peso" - explica a psicóloga.


Fisicamente, uma pessoa normal

Aparentemente, quem tem bulimia é uma pessoa normal. Alguém diria que Leka, a participante do BBB, sofre desse problema? Se ela não corresse para o banheiro depois de comer, ninguém desconfiaria. Mas a empresária tem chocado os participantes do reality show contando alguns casos decorrentes do problema.


"Já tive marcas de dentes na mão porque a enfiava a mão toda na garganta para vomitar" - disse Leka. "Já comi até sabonete num restaurante após forçar o vômito, porque não tinha como escovar os dentes" - confessou.


Além do fator psicológico, a bulimia pode trazer problemas sérios para a saúde, como gastrite, úlcera, inflamação da garganta e desnutrição.


"Quando a pessoa vomita tudo o que come, ela pode ficar com uma carência de nutrientes"- alerta a especialista.


Apesar de parecer desesperadora, a bulimia tem solução. Um tratamento psicoterápico pode fazer com que a pessoa retome sua vida normal e acabe com esse péssimo hábito. A rapidez da cura varia de pessoa para pessoa, mas em três meses os resultados já começam a aparecer.


"A pessoa precisa tratar o lado emocional. Se ela vomita, é porque tem culpa por ter comido muito. A questão é descobrir o que há por trás do fato dela comer muito, pois certamente é uma forma de suprir afeto, atenção e outras carências" - ensina Olga Tessari, acrescentando ainda que se bem orientada, a paciente tem chances mínimas de voltar a sofrer desse transtorno.


Consultoria

Olga Inês Tessari - Psicóloga e Psicoterapeuta - Tel: (11) 2605-6790

www.ajudaemocional.com

Matéria publicada no site Feminíssima de Luiza Brunet em novembro/2002

Leia outros textos relacionados ao tema: Obesidade - Bulimia/Anorexia - Problemas de Relacionamento - Mulher - Pais e Filhos - Adolescência - Ansiedade - Autoestima - Medos

Palestras e cursos com vários temas de interesse podem ser criados especificamente para o seu grupo!

- Tratamento Psicológico para a ansiedade, autoestima, medos, insegurança, ciúme - saiba mais!-

- Vídeos sobre Ansiedade - Medos - Autoestima - Estresse - Timidez -

facebook . twitter . linkedin . google

Leia os livros:

Amor X Dor
Dirija sua vida sem medo


Assine o livro de visitas

Patrocine o site!

Conheça Olga Tessari

AJUDAEMOCIONAL.COM - Site de informação, divulgação e de orientação sobre problemas do ser humano de origem emocional, respaldado em pesquisas científicas. As informações contidas nesse site têm caráter educativo e informativo e não descartam, em hipótese alguma, as consultas com um psicólogo ou um médico. Leia: Normas de Conduta - Política de Privacidade


ATENÇÃO! Todo o conteúdo desse site está registrado e protegido pela lei de direitos autorais. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet mesmo que citada a fonte (Inciso I Artigo 29 - Lei 9610/98). Quer publicar ou copiar os textos do site? Fale comigo


OLGA TESSARI não tem equipe, trabalha sozinha! Seus sites:
www.ajudaemocional.com - www.ajudaemocional.net - www.olgatessari.com - http://ajudaemocional.tripod.com - www.olgatessari.com.br


OLGA TESSARI não patrocina, não apoia e nem indica o kit ajuda sentimental ou qualquer outro similar - saiba a visão dela sobre isso!


Consultório: Rua Costa Aguiar, 1810 - Ipiranga - São Paulo - SP - Brasil / Tel (11) 2605-6790 / Cel: (11) 99772-9692
Mapa de localização - Formulário para contato


Copyright ©® 2001-2014 Olga Inês Tessari - Todos os direitos registrados
Não procure nos livros a razão do brilho das estrelas: olhe para o céu!