• 18 dez 16

Casar novamente

O que leva uma pessoa a buscar um novo relacionamento depois da separação?

Por: Olga Tessari
  • Casar novamente

    Casar novamente

    Porque muitas pessoas separadas voltam a procurar um parceiro e querem se casar novamente, mesmo já tendo uma estrutura financeira segura e filhos?

     

    Texto de © Dra Olga Tessari

    A questão acima (casar novamente) pode ser subdividida em duas:

     

    1) O que leva o casal a se separar?

     

    2) O que leva as pessoas a desejarem se casar novamente?

     

    Não é apenas a estrutura financeira e os filhos que mantêm um casamento.

    O que leva um casal a querer partilhar da mesma casa e viver junto, por que eles se casam?

    Na verdade, a base do casamento é, antes de tudo, a solidez do relacionamento do casal: a existência de um diálogo claro, do respeito mútuo, do anseio pela realização e concretização de sonhos semelhantes, de uma convivência pacífica e respeitosa, de uma segurança e confiança no sentimento próprio nutrido pelo outro e vice versa. Se tais características não estão presentes num relacionamento, é claro que este relacionamento está fadado ao fracasso.

    Então, depois da separação, fica uma dúvida: será que vale a pena buscar um novo relacionamento onde tais características estejam presentes?

    Isso vai depender de cada pessoa, das suas necessidades e de seus próprios desejos.

    Há aquelas pessoas que, traumatizadas pela vivência de um relacionamento fracassado, juram nunca mais querer se envolver em qualquer outro tipo de relacionamento.

    Existem outras pessoas que, por não ter concretizado o sonho de uma relação prazerosa e amorosa, buscam um novo parceiro(a), baseados na premissa da sociedade vigente que cultiva o sonho de uma relação perfeita, de um amor “até que a morte os separe”.

    Esta busca de um(a) novo(a) parceiro(a) pode gerar infinitas formas de relacionamento.

    Pode ser um namoro “ad infinitum“, com data e hora para encontros, cada um morando em sua própria casa, ou mesmo chegar às vias de um casamento formal e de acordo com as leis vigentes.

    Tudo vai depender de como cada pessoa administra a sua vida e o seu desejo de ter uma pessoa especial para partilhar e compartilhar de seus sonhos, desejos, anseios ideais de vida.