• 27 fev 17

Aprenda a lidar com sua Autoestima

Como manter a autoestima elevada em qualquer situação, com segurança e autoconfiança?

Por: Olga Tessari
  • Aprenda a lidar com sua autoestima

     

    Como manter a autoestima elevada em qualquer situação, com segurança e autoconfiança?

     

    Coragem!

    Ter coragem para enfrentar as situações de frente com coragem, sem medo do que virá, driblar situações, ser ousada, confiar no seu taco, não é para qualquer pessoa. Agradar a todos não é fácil, mas se desprender do que as pessoas pensam pode ser um novo passo para sua vida e para você estar de bem com sua autoestima.

    Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

    Para a psicóloga Olga Tessari, o primeiro passo é não ligar para a opinião dos outros. “A característica de se preocupar demais com a opinião alheia é típica de quem tem baixa autoestima. E a autoestima é importantíssima, porque é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, é ter amor próprio. Em suma, é saber que você tem o direito e merece ser feliz” explica.

    Começar confiando em si própria, agir por você mesma sem a influência de outras pessoas já é um começo para se dar bem com a sua autoestima. Cuidar de si, se preocupar consigo mesma, fazer coisas voltadas para o seu bem estar elevam a estima e melhora seu convívio. Segundo a psicóloga, a baixa autoestima gera ansiedade, medo, depressão, fobias e uma série de outros problemas. “Para ser feliz, é necessário que a autoestima esteja num bom nível. Quanto mais, melhor. A mulher que tem uma boa autoestima lida de forma mais adequada com suas tarefas do dia a dia: cuida melhor do lar, do marido, dos filhos e, principalmente, dela mesma. Ela aprende a falar não, porque tem mulher que quer fazer tudo por todo mundo e esquece de si e isso não é bom, pois ela acaba fazendo coisas que não lhe agradam”.

    Mulheres, cuidem-se, recarreguem as baterias, tenham iniciativas, orgulhem-se de vocês, olhem-se no espelho e sintam-se belas, mas acima de tudo, amem-se e sejam felizes.

    Fonte: Dra Olga Inês Tessari. Psicóloga e Psicoterapeuta desde 1984. Pesquisas – Consultoria – Supervisão Clínica – Escritora – Palestrante Contato: www.olgatessari.com

     

    Matéria publicada no site Auto Imagem por Talita Scotto em maio/2010