Vídeos

Dra Olga Tessari é presença constante na mídia, expondo temas da Psicologia e problemas emocionais numa linguagem clara, acessível e objetiva para todos os tipos de público.

    • 31 dez 16

    Conflitos entre pais e filhos adolescentes

    Conflitos entre pais e filhos adolescentes

     

    Conflitos entre pais e filhos adolescentes: é algo normal e natural em qualquer família. 

    E por que isso acontece? Por que existe essa dificuldade na comunicação e no relacionamento entre eles?  De que forma eles podem se comunicar de maneira efetiva e positiva, para evitar que surjam mais e mais problemas entre eles?

     

    As dificuldades dos jovens

    Todo adolescente está construindo a sua própria identidade. Nessa fase da vida, ele se despoja dos valores, conceitos e preconceitos dos pais para criar os seus!

    Ainda nessa fase, os jovens descobrem que seus pais não são exatamente os heróis que eles tanto veneravam em sua infância, percebendo que os pais podem errar e que não são infalíveis em tudo o que fazem ou dizem.

    Também é preciso considerar que esses jovens acreditam que já sabem de tudo na vida e, assim, não querem mais levar em conta a opinião dos pais, criticando ou menosprezando a fala deles, o que pode provocar ainda mais conflitos, brigas e discussões na família.

     

    Maturidade 

    Esses adolescentes ainda não tem a maturidade legal e muito menos emocional para lidarem com a opinião dos pais ou mesmo com a proibição deles diante de determinadas atitudes que os filhos têm! Dessa forma, o problema entre eles só se agrava e gera mais dor e sofrimento a todos, dificultando a comunicação efetiva e positiva entre eles!

    Como pais e filhos podem se comunicar de forma efetiva, sem gerar mais problemas na relação entre eles? Como aprender a falar a a ouvir de forma que isso não gere mais conflitos e que a família possa ter uma convivência harmoniosa entre si?

     

    Olga Tessari fala sobre o tema no Programa Educare, Net Cidade.

     

     

    Siga Olga Tessari nas redes sociais: FacebookInstagram

     

Categorias

Curta no Face

Artigos Relacionados