Vídeos

Dra Olga Tessari é presença constante na mídia, expondo temas da Psicologia e problemas emocionais numa linguagem clara, acessível e objetiva para todos os tipos de público.

    • 31 dez 16

    Mágoas e ressentimentos: como lidar?

    Mágoas e ressentimentos: como lidar?

     

    Mágoas e ressentimentos: como lidar?

    Mágoas e ressentimentos são comuns entre pessoas que se decepcionam, que se incomodam com o comportamento não esperado dos outros, que se irritam e se frustram com as atitudes completamente diferentes e estranhas dos outros a sua volta e que lhes causam dor, sofrimento, conflitos. Eles podem provocar o afastamento total de pessoas que, a princípio, se queriam muito bem entre si!

    E tudo isso acontece por que? Porque criamos expectativas, porque não aceitamos conviver com o diferente, porque queremos que as pessoas ajam e se comportem da forma que nós queremos, porque é difícil lidar com o diferente, porque quase sempre o nosso orgulho fala bem mais alto do que o nosso bom senso!

    Então, quando elas agem de maneira diversa da esperada, é comum ficarmos magoados e ressentidos com as atitudes ou palavras ditas, sem considerar que, em muitos casos, as próprias pessoas não tem a mínima noção do mal que podem estar nos causando.

    E, ao invés de dizermos a elas o mal que elas nos causaram de forma educada e que elas possam entender, é comum nos afastarmos delas, falarmos mal delas para outras pessoas e até difamarmos essas pessoas pessoas que nos causaram dor.

    Mas será mesmo que elas agiram com a intenção de nos ferir? Por que é tão difícil perdoar? Seria o nosso orgulho o maior vilão nessa história? Como deixar o orgulho de lado e entender que nem sempre as pessoas agem de forma proposital para nos ferir?

    Como reagir? Como superar essas dores? É possível virar a página e perdoar?

    Olga Tessari fala sobre o tema no Programa Consulta ao Doutor, RIT TV.

     

     

     

    Siga Olga Tessari nas redes sociais: FacebookInstagram

     

Categorias

Curta no Face

Artigos Relacionados