Mágoas e ressentimentos: como lidar?
Mágoas e ressentimentos: como lidar?
Mágoas e ressentimentos: como lidar?
Mágoas e ressentimentos são comuns entre pessoas que se decepcionam, que se incomodam com o comportamento não esperado dos outros, que se irritam e se frustram com as atitudes completamente diferentes e estranhas dos outros a sua volta e que lhes causam dor, sofrimento, conflitos. Eles podem provocar o afastamento total de pessoas que, a princípio, se queriam muito bem entre si!
E tudo isso acontece por que? Porque criamos expectativas, porque não aceitamos conviver com o diferente, porque queremos que as pessoas ajam e se comportem da forma que nós queremos, porque é difícil lidar com o diferente, porque quase sempre o nosso orgulho fala bem mais alto do que o nosso bom senso!
Então, quando elas agem de maneira diversa da esperada, é comum ficarmos magoados e ressentidos com as atitudes ou palavras ditas, sem considerar que, em muitos casos, as próprias pessoas não tem a mínima noção do mal que podem estar nos causando.
E, ao invés de dizermos a elas o mal que elas nos causaram de forma educada e que elas possam entender, é comum nos afastarmos delas, falarmos mal delas para outras pessoas e até difamarmos essas pessoas pessoas que nos causaram dor.
Mas será mesmo que elas agiram com a intenção de nos ferir? Por que é tão difícil perdoar? Seria o nosso orgulho o maior vilão nessa história? Como deixar o orgulho de lado e entender que nem sempre as pessoas agem de forma proposital para nos ferir?
Como reagir? Como superar essas dores? É possível virar a página e perdoar?
Olga Tessari fala sobre o tema no Programa Consulta ao Doutor, RIT TV.
Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Instagram