• 05 fev 17

Terapia em grupo, o que é?

Entenda o que é a terapia em grupo, a quem se destina e como funciona.

Por: Olga Tessari
  • Terapia em Grupo

     

    Terapia em grupo: o que é?

     

    A terapia em grupo varia de acordo com o lugar e o problema que se quer trabalhar.

    Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

    A psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari explica que, em geral, a pessoa opta pelo tratamento por causa do custo mais acessível em relação à terapia individual, onde o valor mensal da terapia em grupo equivale, em média, ao valor de uma consulta individual.

    A pessoa chega a uma entrevista individual onde será definido o problema, de que forma seguirá o tratamento e as condições para se encaixar em determinado grupo. O paciente pode participar de grupos mistos, com dificuldades diferentes ou alguma específica, como pais que discutem a educação dos filhos, casais que falam sobre o relacionamento, ansiosos, depressivos, pessoas com medo de dirigir, baixa autoestima, timidez e outros.

    As terapias convencionais costumam acontecer uma vez por semana, para que haja um tempo onde possa ser “digerido” o que foi dito na sessão. O objetivo é mostrar para a pessoa que ela não é a única a ter aquele problema. Além disso, a troca de experiências entre os membros do grupo ajuda a superar as questões. Olga Tessari explica que ela é tão eficaz quanto a consulta individual e que o tempo de resolução pode ser menor por conta da interatividade e aprendizagem acelerada.

    “Em muitos casos, é até melhor do que a terapia individual. Por ser em grupo, as pessoas têm a falsa idéia de que não serão ouvidas ou não terão espaço para poderem falar. Nos meus grupos, se não falam, é porque não querem ou porque aprendem ouvindo o relato dos demais. A terapia proporciona a elevação da autoestima, confiança e segurança, assim como a diminuição dos níveis de ansiedade. Afinal, os problemas emocionais costumam surgir a partir da baixa autoestima”, ressalta Olga Tessari.

     

    Matéria publicada no site Guia da Semana por Carolina Tavares em 21/09/2008