• 24 jan 17

Como agir com os filhos?

Olga Tessari responde dúvidas dos pais em relação à conduta com os seus filhos.

Por: Olga Tessari
  • Como agir com os filhos?

    Como agir com os filhos?

    Entrevista com © Dra Olga Tessari

     

    Dra Olga Inês Tessari responde a dúvidas de leitores da Revista Meu Nenê

    (direitos autorais das respostas © Dra Olga Tessari)

     

    Problema 1: “Ele me desautoriza na frente das crianças”.

    Dra Olga Tessari: Divergências de opinião e de modos de conduta entre o casal devem ser discutidas e resolvidas bem longe das crianças! Por quê?

    Quando o pai desautoriza a mãe, ela perde a autoridade diante dos filhos! O filho cresce pensando que sempre vai conseguir o que quer e, ao entrar na adolescência, ele vai sofrer muito porque no mundo lá fora, na maioria das vezes, ele não vai conseguir o que quer tão facilmente.

    Portanto, mesmo que o pai seja contra alguma atitude da mãe, ele deve apoiá-la incondicionalmente diante dos filhos e discutir com ela suas divergências em outro momento bem longe das crianças!

     

    Problema 2: “Ele não quer me ajudar nos cuidados com o bebê”.

    Dra Olga Tessari: Pare e pense: será que você está sabendo mostrar ao seu marido a real necessidade que você tem da ajuda dele?

    Talvez ele pense que você seja a única responsável pelos cuidados com o bebê ou então talvez ele até queira ajudar, mas você acaba criticando o jeito meio bruto ou desengonçado dele nos cuidados com o bebê, tomando a frente dele e ele acaba desistindo…

     

    Problema 3: “Ele tem ciúmes do nosso filho”.

    Dra Olga Tessari: Será que você não está dando atenção demais ao bebê e deixando seu marido de lado? Os bebês pequenos requerem mesmo atenção, mas lembre-se: os filhos foram feitos para o mundo, um dia eles irão embora e sobrarão apenas você e seu marido!

    Como será o relacionamento de vocês se desde hoje você não o cultivar? Que tal se organizar para continuar o namoro com seu marido, deixando o filho com uma pessoa de confiança, de vez em quando? É importantíssimo manter momentos a sós com seu marido, momentos em que sua atenção seja somente para ele!

     

    Matéria publicada na Revista Meu Nenê por Veridiana Mercatelli em outubro/2004