• 04 fev 17

Casamento: ritual da festa

É preciso que o casal evite o estresse e esteja em acordo quanto à festa do casamento.

Por: Olga Tessari
  • Ritual da festa de casamento

    Ritual da festa  do casamento – Preparar e garantir a qualidade do seu evento, isso tudo, é claro, sem perder o brilho desta data tão especial.

    Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

    O sonho se torna realidade. O ritual da celebração do casamento não se encerra na igreja. A tradição pede alguma pompa para este que é mais do que uma simples festa, é uma celebração à vida. O casal precisa correr contra o tempo e preparar o festejo, que pede, antes de tudo, muita alegria, diversão e um ambiente adequado que possa garantir o conforto de todos os convidados. Parece fácil? Mas não é.

    Os noivos estão cada vez mais exigentes e cautelosos a todos os mínimos detalhes que envolvem a celebração. O mês de maio, considerado tradicionalmente como o mês das noivas, agora perde espaço para dezembro, visto por especialistas como um período favorável à negociação de serviços e produtos, graças à quantidade de atividades que são geradas nesta época do ano, como por exemplo, os eventos corporativos.

    Em segundo lugar, está o mês de setembro, o qual o fator comercial também influência os pombinhos, já que, a primavera, permite um colorido muito maior na igreja e os gastos com a decoração podem se tornar significativamente mais baratos.

    A organização e estrutura do casamento não precisam ser mais uma questão exclusiva dos noivos, tão pouco se torna elegante transferir a responsabilidade do sucesso da sua festa para os pais ou padrinhos. A melhor opção é contratar um profissional especializado em assessoria de eventos.

    A administradora de empresas Alexandra Loureiro, que comanda há 20 anos um empreendimento de eventos da família, dá dicas de como o casal pode se preparar para cuidar da sua festa, se não possuem verba suficiente para contratar o profissional: “o primeiro passo quando se decide realizar uma comemoração de casamento, é fazer a lista de convidados, antes mesmo de definir o local, pois o importante é saber para quantas pessoas será servido o buffet, os doces, as lembrancinhas etc. Isso faz toda a diferença no orçamento”. E completa: “deixe o último mês para cuidar de você, sem ter que se preocupar com detalhes, assim vocês evitam estresse desnecessários”.

    Os noivos, no entanto, não podem esquecer que a grande estrela deste evento são eles, e a saúde física e principalmente o equilíbrio mental, estão transparentes a todos os envolvidos. Transferir as atividades não significa também abrir mão delas, apenas distribuir funções e garantir que o menor número de decisões fiquem a espera da sua aprovação. Como todos, o casal também deverá curtir este momento.

     

    Saúde do Casamento

    As opções e produtos oferecidos aos noivos são variados, no entanto, o mercado também parece injusto e ao invés de ajudar, pode atrapalhar. Já pensou em ter que escolher entre 30 ou 40 tipos de serviços de Buffet? Ou então, qual a melhor loja para deixar a lista de presentes? E se de última hora o salão cancelar o contrato? Realmente o estresse parece acompanhar os dias que precedem o casamento.

    A psicóloga e psicoterapeuta Dra Olga Inês Tessari analisa estes momentos de tensão. “Em geral, a briga acontece por conta dos gastos excessivos, os noivos não entendem certos desejos do companheiro, ou apenas, não valorizam as escolhas de cada um. O casal acaba entrando em conflito, discutindo, e por conta do estresse, se magoam e isto se torna o estopim que leva a muitos questionarem se vale à pena casar ou não, e se o sentimento de amor, por conta das mágoas ou conflitos atuais, ainda exista realmente”, afirma.

    Mesmo com toda a correria do casamento, é fundamental que o casal consiga continuar a namorar, não transformar este momento de alegria em algo difícil ou ruim. Os salões de estética lucram com o “dia da noiva”, mas a beleza não pode estar acima dos cuidados com a mente, um acompanhamento psicológico ao longo desta etapa antes da cerimônia irá ajudar os noivos a lidar com o stress.

    “O nervosismo causado pelos preparativos do casamento, em geral, se dissipa por si mesmo quando a cerimônia acontece, é um alívio depois de ter acontecido: se tudo correr bem, o casal entra num estado de alívio e de felicidade”, tranquiliza a Dra. Olga Tessari.

     

    Matéria publicada na revista “O melhor pra você – Shopping ABC” por Eduardo Chaves – Ed 58 – Maio/2008