• 19 fev 17

Eu nunca namoro!

Descubra o que será que acontece pra você se sentir a "encalhada" da turma.

Por: Olga Tessari
  • Eu nunca namoro!

     

    Eu nunca namoro. Por que? Qual é o problema?

    Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

     

    Calma: isso não vai ser assim pra sempre!

    Enquanto algumas meninas começam beeem cedo a se envolver com os meninos, tem garota que vê todo mundo da turma se arranjar e não encontra ninguém pra chamar de namô. E, cá entre nós, namorar é mesmo tudo de bom. Mas se você se encaixa na ala das que não conseguem um namorado legal, não se desespere! Descubra o que será que está rolando pra você se sentir a “encalhada” da turma.

     

    Peraí

    Em primeiro lugar, “encalhada” desde quando? Tem meninas com só 13 anos que já se sentem deslocadas por nunca terem namorado! Mas esse lance de idade é muito relativo. Cada pessoa tem o seu tempo e, mesmo que você já tenha passado dos 13 e não tenha namorado, não dá pra sair por aí se intitulando como a “solteira-infeliz-pra-todo-sempre”. Pare já com o exagero tipicamente adolescente e encare os fatos com mais clareza: se você ainda não namora, a razão só pode estar em dois pólos — ou é porque você não encontrou o cara certo ou é porque algo errado está acontecendo com… seu jeito de enxergar os meninos e os relacionamentos!

     

    Desencane da galera

    Você fica meio tristinha quando a galera (ou pior: a família) pega no seu pé porque você ainda não arranjou um namorado? Desencane pra valer! Esqueça a idéia de começar um namoro que você nem quer só pra satisfazer a vontade dos outros ou pra ficar integrada nos assuntos da turma. Vale mais a pena esperar do que gastar seu tempo com alguém de quem você não gosta. Respeite-se, valorize-se e… tenha paciência! Um dia você também vai namorar — e porque ambos estarão apaixonados! Os problemas das + novas

    Síndrome de Zac Efron: Se o lance é com você (tipo, até já apareceram alguns meninos, mas você não quis namorar ninguém), é hora de parar pra pensar em como você acha que deve ser o seu namoro. As meninas mais novas (vamos separar assim: as com 13 anos ou menos) têm uma mania terrível de achar que só devem namorar quando encontrarem a réplica do Zac Efron. Na real? Quantos meninos ao seu redor são perfeitos assim? Nem precisa responder, a gente já sabe que nenhum é desse jeito. E você também sabe, bem lá no fundo.

    Mas por que isso acontece? Palavra da psicóloga Olga Inês Tessari: “Toda menina idealiza o seu príncipe encantado, mas, na medida em que ela conhece vários garotos, vai percebendo que não é necessário que ele tenha a aparência ‘X’ para que ela se apaixone e viva um grande amor. Se ela se apaixona apenas pela beleza, certamente este namoro tem prazo curto para acabar porque o que sustenta a relação é a convivência”.

    Síndrome de Edward e Bella: Quem não gosta de um romance lindo, em que o namorado é carinhoso, bonito, inteligente e está sempre disposto a fazer você se sentir a pessoa mais especial da face da Terra? Se você leu (ou assistiu ao filme) Crepúsculo, sabe que o namoro de Edward e Bella é assim, perfect! Mas, na vida real, não é tão fácil conviver com os probleminhas e desafios do cotidiano.

    Mas por que isso acontece? Se você não se der a chance de namorar só porque as coisas não acontecem exatamente como você imagina, vai ser difícil mesmo. Desencane da ficção e lembre-se de que, na realidade, tudo é mais complicado, mas pode ser também mais prazeroso e emocionante!

     

    Os problemas das + experientes

    Síndrome do “não aparece ninguém”: Sim, pode ser que não tenha aparecido ninguém mesmo. Mas você também precisa se perguntar: será que um possível namorado já não pintou e você deixou passar porque estava presa nas “Síndromes” anteriores? Pode ser que sim, né? A dica é olhar os garotos e os relacionamentos com outros olhos e tentar. Agora, se não aparece nenhum fofo de verdade…

    Mas por que isso acontece? Bom, isso nem com uma bola de cristal dá pra descobrir. Tipo, não dá pra saber porque em alguns colégios há tantos garotos bonitos e interessantes e em outras escolas… parece haver um vazio digno de espaço sideral. Sabe aquela história de que tudo tem sua hora? Pode ser que você não tenha que namorar por enquanto. Mas isso não é motivo pra achar que não vai rolar nunca. Enquanto “o” cara não chega, vale paquerar. Uma hora ele aparece!

    Síndrome de “quanto mais, melhor”: Várias garotas têm dificuldade em se prender a um menino só porque bate uma indecisão… E, nesta época em que beijar mais de um numa balada já é meio rotineiro para algumas meninas, fica complicado demorar um tempinho mais com um garoto e engatar um lance mais duradouro.

    Mas por que isso acontece? Para a psicóloga Olga Tessari, a vontade de ficar com vários garotos pode ser “mera curiosidade, uma auto-afirmação, competição com as colegas e até medo de se envolver”. Mas você precisa considerar que, apesar de existirem vantagens nos rolinhos, é também muito legal criar um vínculo mais profundo com um garoto só. Dá uma calma gostosa no peito. Pode acreditar!

    Consultoria: Dra. Olga Inês Tessari, escritora, psicóloga e psicoterapeuta (www.olgatessari.com)

     

    Matéria publicada na Revista Toda Teen – Ed 161 por Liliane de Lucena em abril/2009