• 28 jan 17

Entrevista com Olga Tessari

Saiba um pouco mais de Olga Tessari e de seu trabalho como psicóloga e psicoterapeuta.

Por: Olga Tessari
  • O Administrador do site Cranik “Ademir Pascale Cardoso” entrevista

     

    Entrevista com © Dra Olga Inês Tessari

     

    Ademir: Olá Dr. Olga, primeiramente agradeço por ceder essa entrevista. Gostaria de uma breve apresentação dos seus serviços e do início de sua carreira.

    Dr. Olga Tessari: É um prazer poder falar um pouco sobre meu trabalho que eu adoro! Sou psicóloga formada pela USP (1983) e eterna pesquisadora e autodidata em novas abordagens na Psicologia, com especialização em Psicologia Clínica, Psicofarmacologia e Psicoterapia Breve. Iniciei meu trabalho como psicóloga em meu consultório no início de 1984, atendendo adolescentes, adultos, grupos, pais, casais e famílias com problemas psicológicos os mais variados possíveis, o que me possibilitou uma excelente aprendizagem e diversificação, conduzindo-me ao desenvolvimento de técnicas e trabalhos específicos, voltados para a resolução do problema psicológico das pessoas de forma eficiente e da maneira mais rápida possível. Atualmente, escrevo um livro sobre os medos na vida que será lançado ainda este ano, dou cursos para profissionais e pacientes, supervisiono o trabalho de colegas psicólogos, faço consultoria para empresas e meios de comunicação (revistas, jornais, televisão e rádios), tenho meu site na internet com textos explicativos de minha autoria sobre problemas emocionais, pesquiso algumas formas de atendimento psicológico via internet e continuo meu atendimento em consultório.

     

    Ademir: Como uma pessoa sabe que ela deve fazer a psicoterapia?

    Dr. Olga Tessari: Quando temos um problema emocional e não conseguimos encontrar a solução por nós mesmos, nada melhor do que consultar um profissional para nos ajudar a encontrar os caminhos para resolvê-lo. Em geral, as pessoas sofrem muito, às vezes até desnecessariamente, por achar que problemas emocionais devam ser resolvidos por si mesmas… isso é puro preconceito porque, quando seu carro quebra, por exemplo, você não pensa duas vezes e corre logo atrás do mecânico para resolver o problema, não é? Então deveria ser normal buscar ajuda psicológica quando se tem problemas nesta área.

     

    Ademir: Acredito que a Depressão e o Stress, seja uma das maiores doenças neste quesito nos tempos atuais, ou estou enganado?

    Dr. Olga Tessari: O grande vilão da atualidade é o Stress e dele deriva uma série de males que afligem as pessoas tais como a síndrome do pânico, a ansiedade em excesso, a depressão, dificuldades nos relacionamentos, irritação e impaciência para lidar com as pessoas, problemas psicossomáticos como alergias, problemas gastrointestinais, entre outros.

     

    Ademir: Como uma pessoa sabe se ela sofre de depressão ou stress?

    Dr. Olga Tessari: Nem sempre a pessoa consegue perceber que está depressiva ou estressada; em geral, são as pessoas mais próximas a elas que notam diferenças no comportamento usual dela e que a alertam… mas é possível perceber alguns sinais por si mesmo quando algo não vai bem: insônia, ansiedade, nervosismo, irritação, cansaço, falta de motivação em tarefas que antes eram prazerosas, vontade de isolar-se além do normal, entre outros fatores.

     

    Ademir: Poderia nos dizer como funciona o seu grupo de discussão?

    Dr. Olga Tessari: As pessoas se inscrevem no grupo e trocam idéias, falam sobre os seus problemas e continuam a discussão dos temas propostos na sala de bate papo do meu site, local onde faço um plantão todos os domingos para prestar esclarecimentos acerca de problemas de origem emocional. A cada mês, há um novo tema. Alguns exemplos: Ansiedade, Medos, Problemas de Relacionamento, Traição, Separação, Sexualidade, Relação Pais e Filhos, Obesidade entre outros.

     

    Ademir: A Internet auxilia no tratamento de seus pacientes?

    Dr. Olga Tessari: Sim, pois permite que eu mantenha um contato maior com eles além das sessões no consultório. Trocamos e-mails, sugiro sites para eles visitarem, trocamos idéias a respeito das leituras e muitas vezes conversamos na minha sala de bate papo ou mesmo através de comunicadores: MSN, Yahoo Messenger, ICQ, Skype. Já tive casos em que a pessoa estava em crise fora do país, muito angustiada e a conversa no chat proporcionou um alívio na sua angústia e ansiedade, foi como uma sessão presencial no consultório.

     

    Ademir: O que você indicaria para uma pessoa sair do Stress?

    Dr. Olga Tessari: A rotina do dia a dia é mesmo muito estressante: procure assumir compromissos com os quais você possa cumprir e não sobrecarregue sua agenda: lembre-se de que não somos perfeitos! Na medida do possível, procure sair da rotina, fazer coisas prazerosas, mesmo que pequenas… por exemplo, variar o caminho de volta para casa, parar num café, dar uma volta no shopping, tomar um banho mais demorado, ligar para um amigo e jogar conversa fora, ou seja, é importante ter atividades prazerosas TODOS os dias, pois elas servem para equilibrar o stress da rotina! Além disso, procurar manter uma alimentação equilibrada (somos o que comemos e tudo o que fazemos depende de como nosso corpo está), manter um sono reparador e praticar atividades físicas, pois nosso corpo foi feito para ser movimentado!

     

    Ademir: Poderia fazer um comentário sobre o prêmio recebido: “Dirija sua própria vida sem medo”?

    Dr. Olga Tessari: Foi um trabalho pioneiro, fazer um curso para grupos de pessoas que tem medo de dirigir sem fazer um treino no carro propriamente dito. Os resultados tem sido excelentes e o trabalho continua até hoje! Em três meses, pessoas que tinham medo até de pegar a chave do carro, saem dirigindo sem medo! O prêmio foi um reconhecimento dos resultados deste trabalho e um incentivo para continuarmos com ele.

     

    Ademir: Já existiu algum caso difícil de ser solucionado na sua carreira?

    Dr. Olga Tessari: Não existem casos difíceis, existem pessoas que vêm ao consultório querendo que eu faça todo o trabalho por elas, muitas vezes elas não querem alterar nada em suas vidas e querem que eu lhes dê a solução “mágica”… infelizmente, para haver mudanças, é preciso primeiro que a pessoa mude seus comportamentos e atitudes… mas com o tempo, elas se conscientizam de que nada na vida é gratuito, tudo demanda esforço, paciência e trabalho, percebem que mudando a si mesmas, as pessoas à sua volta mudam também e então o trabalho psicoterapêutico começa a fluir!

     

    Ademir: Você indicaria algum site para distração e para os internautas saírem do stress do dia-a-dia?

    Dr. Olga Tessari: Há uma infinidade de bons sites na Internet para o lazer e o passatempo, tudo vai depender do gosto pessoal de cada um. Eu, por exemplo, me distraio vendo sites de Astronomia, mas este é meu hobby. Sugiro que cada um procure na Internet sites de acordo com seu gosto pessoal para o seu lazer. Se eu tivesse que indicar alguns, a minha lista seria enorme (eu até me perco na lista dos meus favoritos), então prefiro que cada um escolha por si mesmo.

     

    Ademir: Como proceder para marcar uma consulta?

    Dr. Olga Tessari: Para marcar a consulta, você pode ligar diretamente para meu consultório (atendo com hora marcada) ou enviar um e-mail dizendo a sua disponibilidade de dias e horas que eu retorno com a data marcada da consulta. Telefone:(11) 2605-6790- Consultório em São Paulo/SP – Site: www.olgatessari.com

     

    Ademir: Desejo um grande sucesso na sua carreira e agradeço mais uma vez por aceitar a entrevista.

    Dr. Olga Tessari: Agradeço a oportunidade de poder fazer esta entrevista, espero que tenha sido esclarecedora. Desejo muito sucesso a você e ao seu site! E cuide-se bem para que o stress não tome conta de sua vida!

     

    Matéria publicada no site Cranik em 05/09/2004

     

    Olga Tessari fala sobre o Dia do Psicólogo.