Compulsão e Bulimia

Compulsão e Bulimia

Compulsão e Bulimia

Presente em várias faixas etárias, a bulimia é um problema muito sério de saúde!

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Como acabar com a compulsão e vômitos característicos da Bulimia?

: :: ATENÇÃO! :::

Bulimia e Anorexia são problemas muito sérios que devem ser tratados ao mesmo tempo e em conjunto com médico, psicólogo, educador físico e nutricionista

Compulsão e bulimia

Transtorno alimentar menos grave, a bulimia não leva à morte.

“A pessoa tem compulsões, ou seja, come exageradamente em espaço curto de tempo e depois enfia o dedo na garganta para vomitar, ou pode usar laxantes”, afirma o psiquiatra José Eduardo Neves.

Alguns também fazem exercício físico em excesso. Tudo isso na esperança de eliminar as calorias ingeridas. Mas como algum resquício de alimentação já foi absorvido pelo corpo, bulímicos mantêm o peso ou engordam.

“A compulsão ocorre porque a pessoa não come o suficiente e fica desnutrida. A reação normal do organismo é gerar ataques de compulsão, que também podem ocorrer com anoréxicos”, diz a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari.

A bulimia acompanhou a estudante Daniele E.M., 17 anos, de Mauá, durante cinco meses.

“Entrei na internet e vi um monte de coisas sobre bulimia. Eu também ficava muito tempo em jejum, às vezes não comia nada”. Depois de broncas da mãe, parou, mas ainda se incomoda se engordar um pouco: “Nossa, fico louca. Se como demais, fico sem comer no outro dia. Não consigo me ver gorda. Acho que me sentiria excluída dos meus amigos”.

No auge da carreira como modelo, Marina Lima teve bulimia por dois anos. “Tudo que comia, colocava para fora. Meu metabolismo se desregulou totalmente e nunca mais tive peso de modelo de passarela. Cheguei a engordar 15 kg de uma vez.

Ainda vivo em efeito sanfona (engorda e emagrece), mas hoje gosto do meu corpo com mais curvas. Me sinto mais mulher”, afirma Marina.

A atriz norte-americana Lindsay Lohan admitiu recentemente ter sofrido de bulimia por causa de vários problemas emocionais.

“Eu mesma causei a doença”, afirmou a protagonista de filmes como Herbie: Meu Fusca Turbinado. O doutor em psicologia clínica Cristiano Nabuco de Abreu afirma que pacientes de bulimia conseguem recuperação bem melhor do que os de anorexia, mas existem outras complicações.

“Cada vez que a pessoa força o vômito, o ácido gástrico vai para a boca e corrói os dentes, que podem cair. O esôfago tem anéis que empurram a comida para baixo, algumas pacientes, de tanto vomitar, conseguem inverter tais anéis e vomitam mais facilmente”, diz. Olga Tessari afirma que gastrite e problemas na garganta também são comuns.

Matéria publicada no Jornal Diário do Grande ABC em 19/01/2006

BU489

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *