Saúde Emocional nas empresas

A saúde emocional é fundamental para que funcionários e colaboradores superem melhor as adversidades, mantenham boas relações na sua vida social, familiar e profissional, o que colabora para que eles se tornem muito mais produtivos, engajados e responsáveis no seu trabalho!

As emoções permeiam as relações humanas: as boas relações entre as pessoas no ambiente de trabalho impactam positivamente na criatividade e na produtividade no ambiente corporativo.

A vasta experiência de Olga Tessari, focada em resultados rápidos e efetivos, permite levar um programa testado e aprovado para as empresas, para que todos os colaboradores possam lidar melhor com suas emoções, identificando-as para que possam evitar conflitos, diminuindo o absenteísmo e aumentando a produtividade dentro da empresa.

Perceber as emoções e saber lidar de forma positiva com elas é o caminho para resgatar a saúde emocional e, consequentemente, tornar-se mais produtivo, engajado e criativo em todas as atividades, melhorando as relações entre os colaboradores e funcionários da empresa.

A saúde emocional é fundamental! Programa testado e aprovado!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Com o surgimento do Novo Corona Vírus em 2020, pesquisas estimam que o número de pessoas ansiosas triplicou, assim como o de pessoas depressivas quadruplicou em nosso país.

Por conta desse vírus, houve uma abrupta imposição de alteração da rotina diária, com a sobrecarga de tarefas e a necessidade de adaptação a essa nova realidade; além disso, o distanciamento das pessoas queridas e a falta de convívio social, entre muitos outros fatores, se uniram à incerteza e o medo que tomou conta das pessoas, elevando o nível da ansiedade muito acima do patamar normal.

É importante destacar que a ansiedade faz parte da vida, ela é benéfica porque traz energia e motivação, colabora na produtividade e no desempenho, permite foco e atenção em uma tarefa e a busca de soluções. Mas, se ela ultrapassar o patamar normal e aceitável, ela causa sofrimento físico ou emocional, impactando negativamente nas relações e interferindo diretamente na produtividade da pessoa ansiosa.

“Remédio ou veneno”

Vale dizer que a ansiedade pode ser vista como um “remédio ou um veneno”: a diferença está na dose e ela é uma reação do organismo diante de situações que possam provocar perigo, medo, sofrimento, dúvida ou expectativa.

Quando a ansiedade está elevada, acima do patamar normal e aceitável, ela provoca uma série de sintomas físicos e emocionais que interferem na produtividade e no bem-estar, diminuindo a qualidade de vida.

A consequência da ansiedade elevada é o surgimento de muitos outros problemas no dia a dia como os medos, a insegurança, a diminuição da autoestima e da confiança em si mesmo, lapsos de memória, dificuldade de concentração, insônia, irritação etc.

A ansiedade elevada também provoca um conflito interno de emoções e sentimentos, levando à procrastinação, à dificuldade de executar as tarefas dentro do prazo estipulado, elevação dos erros cometidos, erros de interpretação, além de sentimentos negativos e de menos valia, entre outros.

A longo prazo, a ansiedade elevada pode colaborar para a diminuição da resistência e imunidade, levando a outros problemas de saúde, colaborando para o absenteísmo.

Como se pode ver, é fundamental que a ansiedade se mantenha dentro de um patamar normal e aceitável para que a pessoa possa saber lidar melhor com suas emoções, manter a sua qualidade de vida e, assim, que ela possa utilizar todo o seu potencial para ser o mais produtiva dentro do seu trabalho.

O trabalho desenvolvido por Olga Tessari visa levar as pessoas a entenderem melhor as suas emoções e aprenderem a lidar melhor com elas, o que promove a diminuição da ansiedade e colabora para a manutenção da saúde emocional.

Saúde emocional nas empresas – Objetivo do trabalho

O objetivo do trabalho de saúde emocional nas empresas é levar informações, técnicas e instrumentos que possibilitem a todos os colaboradores uma forma mais saudável de lidar com as suas emoções, o que possibilita a melhoria da qualidade de vida, mesmo diante de tantas incertezas que rondam o nosso dia a dia e que podem colaborar para que a ansiedade se eleve.

Utilização de uma metodologia testada e comprovada: é realizado um processo simples e efetivo que visa a educação emocional, com técnicas para aprender a lidar com as emoções de forma assertiva e positiva. Em um curto espaço de tempo, o processo promove transformações positivas e é libertador.  

Quer saber mais sobre esse trabalho? Tem interesse em levá-lo para a sua empresa?

Agende uma reunião com Olga Tessari – contato

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora empresarial, atua levando saúde emocional para as empresas. Atua em emergências e catástrofes. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais…