Saúde Mental

saúde mental

Saúde Mental

A importância da Saúde Mental para o nosso bem-estar

Texto de ©Olga Tessari*

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o conceito de saúde vai muito além da simples ausência de doença: é um completo estado de bem-estar físico, mental e social.

Saúde Mental: o que é?

A saúde mental é uma parte fundamental para a manutenção e o equilíbrio das funções do organismo como um todo e é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos, psicológicos e ambientais.

As dificuldades financeiras, a violação dos direitos, o aumento da violência, assim como as perdas repentinas, as condições de trabalho estressantes, o excesso de responsabilidades, os conflitos familiares, afetivos ou sociais, entre outros, além dos fatores genéticos, podem contribuir para promover o desequilíbrio bioquímico do cérebro, alterando o humor e o comportamento.

Esses fatores citados acima são apenas parte do problema, uma vez que tudo vai depender da forma como cada pessoa interpreta a situação, de acordo com as experiências anteriores e com as expectativas que ela cria.

Como cada pessoa interpreta, julga, rotula e absorve a mesma situação de uma forma diferente, consequentemente, teremos uma resposta emocional diferente para cada fato, como alegria, raiva, irritação, angústia, medo, felicidade, ansiedade etc.

Equilíbrio bioquímico e emocional

A maneira como pensamos, agimos e reagimos diante das situações do dia a dia é que determina o equilíbrio ou o desequilíbrio bioquímico no nosso organismo, pois cada emoção vivida impacta diretamente a produção de determinadas substâncias no organismo: assim como o nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer.

A manutenção da raiva, a culpa, os medos, o estresse excessivo, a ansiedade, os ressentimentos e mágoas que acumulamos ao longo do tempo, ao não serem resolvidos e superados, podem desencadear reações físicas que vão aumentando cada vez mais e que podem provocar doenças mais graves no organismo.

Quando a mente adoece: sintomas

Se a febre pode ser um indicador de uma infecção no organismo, vários sintomas físicos podem indicar que a saúde mental está se deteriorando: dores de cabeça, dores musculares, problemas digestivos, palpitações, insônia, enjoo, falta de ar, sensação de aperto no peito, boca seca, tremores, tontura, problemas de memória, falta de concentração, impotência, refluxo, azia, aumento ou diminuição do apetite, desregulação do ciclo menstrual, manchas no corpo, alergias.

Se, depois da avaliação médica, não for constatada nenhuma doença física que poderia ser a causadora de tais sintomas, certamente eles são a manifestação do sofrimento mental da pessoa: a mente não consegue lidar com o sofrimento mental e o corpo, por meio dos sintomas físicos, sinaliza que é preciso resolver essas questões o mais breve possível, sob pena de adoecer cada vez mais!

Caso nada seja feito, a pessoa adoece mentalmente apresentando ansiedade elevada, dependência química, depressão, pânico, dependência emocional, relações tóxicas, dificuldade de superar o luto, surtos, entre outros aspectos que vão afetar o desenvolvimento de suas atividades cotidianas, seus relacionamentos, seu desempenho no trabalho, nos estudos e, em alguns casos, pode se transformar em um problema tão grande que paralisa a sua vida.

A saúde mental é essencial para ter uma vida plena e feliz!

*Olga Tessari é psicóloga (CRP06/19571), psicoterapeuta e pesquisadora desde 1984; escritora, autora de livros, promove cursos e palestras sobre temas da psicologia e do comportamento humano em todas as idades e situações. Desenvolve programas específicos, voltados para resultados rápidos e efetivos, visando a conquista do bem-estar no dia a dia e do equilíbrio emocional, fatores fundamentais para ter uma vida plena e feliz.

Saiba mais sobre as atividades de Olga Tessari

Saúde Emocional para empresas

Texto redigido para a Revista Ave Maria

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais…

www.ajudaemocional.com