Exercício de respiração

Exercício de respiração

 Exercício de respiração

©OlgaTessari  

ATENÇÃO – Leia todas as instruções antes de começar e faça o exercício todos os dias, pelo menos uma vez ao dia!
 

Objetivo: Este exercício de respiração colabora para diminuir os níveis de ativação fisiológica da ansiedade e da tensão – O exercício de respiração oxigena todas as suas células e faz com que a ansiedade diminua drasticamente! E seu cérebro será oxigenado, propiciando um raciocínio melhor! 

1- Preparação do ambiente 

Escolha um horário e um local tranquilo, confortável, sem barulhos ou sem interferências externas para que você possa fazer este exercício de respiração sem pressa ou afobação!

Caso queira, coloque uma música lenta e suave de fundo, que leve você a ter boas recordações ou boas sensações.

Certifique-se de nada possa interromper você durante a execução de todo o exercício de respiração (desligue a campainha e o telefone).  

2- Exercício de respiração – como fazer?

Sente-se ou deite-se, de forma que se sinta bem confortável e coloque suas mãos entrelaçadas sobre sua barriga (abdômen).

Feche os olhos, inspire o ar pelo nariz e solte-o pela boca sem fazer força. 

Imagine que sua barriga é um balão de gás, uma bexiga, daquelas de festinhas infantis.

A cada inspiração, sinta sua barriga elevar-se; a cada expiração, sinta a sua barriga afundar-se.    

Siga este processo lentamente, vá aumentando a quantidade de ar inspirada aos poucos, respire bem devagar, não faça nenhuma força!

A cada inspiração, se possível pelas narinas, você procura inflar cada vez mais um pouquinho o seu abdômen.

A cada expiração, o ar deve ser expelido devagar e, se possível, pela boca. 

Vá aumentando a quantidade de ar respirada pouco a pouco, devagar

Siga executando todo esse processo lentamente, sem esforço, respire devagar

Quando você se sentir totalmente inflado(a) ao inspirar, permaneça com esta respiração (inspirar/expirar calmamente) por mais algumas vezes.

Depois, abra os olhos devagar, espreguice-se (como se estivesse acordando) e observe como você vai se sentir mais relaxado(a)!   

Após o treino de vários dias, utilize esta técnica sempre que você se sentir ansioso(a), nervoso(a) ou agitado(a), em qualquer lugar, sentado ou em pé mesmo!

ATENÇÃO!   É possível que você sinta tontura, tremores ou formigamentos. Isso é normal e natural e tende a diminuir até sumir com o exercício diário da respiração. Você não vai desmaiar!   

© 1986 Dra Olga Tessari – Todos os direitos reservados

AVISO! Ao divulgar textos, atividades propostas ou arquivos de Olga Tessari SEM AUTORIZAÇÃO, você incorrerá em crime de violação de direitos autorais. O Código de Ética do Psicólogo também exige a preservação do sigilo das informações contidas nesse arquivo.

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora empresarial, atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais…