Amizade é fundamental

Amizade é fundamental

Amizade é fundamental!

Se é verdade que o ser humano gosta de ficar sozinho às vezes, é muito melhor estar em companhia de quem ele gosta – e de quem goste dele.

Entrevista com Olga Tessari

E este é um bom momento para refletir sobre a importância de quem divide conosco os bons e maus momentos.

Afinal, o Dia Internacional da Amizade é comemorado em 20 de julho e serve para fazermos um balanço de como anda nossa vida nessa área.

Ser social

“O ser humano é um ser social e, portanto, precisa estar em grupo”, explica a psicóloga e escritora Olga Tessari.

Para ela, é fundamental que o ser humano conviva com pessoas que gostem das mesmas coisas, tenham interesses comuns, que gostem dele e de quem ele goste.

“Isso provoca a elevação da autoestima e faz você crescer como ser humano”, acrescenta Olga, que mantém o site Ajuda Emocional – Olga Tessari. “Uma série de coisas você aprende estando com seus amigos.”

Amizade é fundamental nas diferentes fases da vida

A amizade tem significado diferente de acordo com cada fase da vida. A criança, por exemplo, está descobrindo o mundo e tem tudo para aprender. “Estar com outras crianças é uma forma melhor de realizar essa descoberta, porque ela vê o que as outras estão fazendo”, afirma Olga.

Já na adolescência, fase em que começa a ganhar independência, a necessidade é de se encaixar numa tribo. “Com os amigos, ele começa a descobrir quem ele é”, diz Olga. Nessa fase, é comum o adolescente passar por vários grupos até descobrir em qual ele se encaixa melhor.

Na fase adulta, o ser humano precisa de pessoas afins para trocar idéias – e um bom conselho é nunca se afastar delas.

“É comum a pessoa se casar e se isolar do grupo, mas isso é um erro”, adverte a psicóloga. Ela corre o risco de exigir tudo de uma pessoa só.

Olga cita o exemplo de uma mulher que goste de novela e se afastou das amigas. Se quiser falar de novela com o marido, provavelmente isso vai gerar um atrito – e é o acúmulo de atritos que acaba causando a separação.

“Até para preservar a relação, é importante que o marido mantenha seu futebol ou sua happy hour e a mulher continue se relacionando com suas amigas”, aconselha Olga Tessari.

A psicóloga considera que é na terceira idade que o ser humano, mais do que nunca, precisa dos amigos.

“É uma fase em que você perde muitas pessoas, é a idade das perdas”, relata Olga.

Nessa fase, as pessoas ficam mais sujeitas à depressão, e um bom antídoto para isso é a amizade.

“As pessoas criam novos laços que compensam as perdas”, argumenta Olga Tessari. É por isso que os grupos de terceira idade fazem tanto sucesso. “Eles fazem com que a pessoa se sinta viva: ela se importa com outras pessoas e vê que outras se importam com ela.”

Enfim, cultivar a amizade é fundamental em qualquer fase da vida, seja para compartilhar interesses, buscar apoio, crescer como pessoa ou simplesmente driblar a solidão.

Portanto, não desperdice a chance: o Dia da Amizade é mais uma oportunidade para você dar um abraço de amigo em quem você gosta.

Sempre é bom abraçar um amigo, estar com ele, dividir seus bons e maus momentos, rir e se divertir! Sem contar que ele sempre vai estar ao seu lado!

Vale dizer que amores vem e vão, mas a amizade pode durar para sempre na nossa vida.

Matéria publicada no site Bradesco Vida e Previdência em maio/2009

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

ID471

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *