• 22 jan 17

Emagrecer: perigo!

O sonho de toda mulher sempre foi (e ainda é) comer à vontade sem engordar.

Por: Olga Tessari
  • Emagrecer: Perigo!

    O perigo de quem só pensa em emagrecer

    Entrevista com © Dra Olga Tessari

     

    Comer sem engordar!

    O sonho de toda mulher sempre foi (e ainda é) comer à vontade sem engordar.

    Mas para 4% da população feminina isso já é realidade. A explicação é simples: uma doença chamada bulimia.

    Comer tudo o que quiser (incluindo doces, carboidratos e refrigerantes) e depois vomitar são atos comuns de quem sofre desse problema, considerado bastante grave. A necessidade de um corpo perfeito e a paranóia de ter que estar em boa forma chegou a esse cúmulo para algumas mulheres.

    Em entrevista ao site Feminíssima, a psicóloga Olga Inês Tessari afirmou que as principais causas para a doença estão relacionadas aos problemas emocionais e, obviamente, à pressão social. Esse transtorno é muito comum em adolescentes e adultos até 30 anos.

    Fisicamente, quem tem esse problema é uma pessoa normal. Mas o excesso de preocupação com a aparência e o peso leva a esse distúrbio, que mexe com a mente e o corpo da mulher. Pior que isso é não assumir que sofre da doença, uma vez que esconder a bulimia é “questão de honra”.

    Esse problema parece não ter fim, mas segundo a psicóloga pode ser feito um tratamento psicoterápico para que a pessoa volte à vida normal e retome seus hábitos alimentares.

    Agora eu pergunto: até que ponto uma pessoa acha que vale a pena fazer de tudo para emagrecer e correr o risco de ter bulimia? Está na hora de parar de pensar em paranóias impostas pela sociedade e se preocupar nos danos que isso causa à saúde.

     

    Matéria publicada no site Beleza em Pauta em 19/11/2004