• 18 jun 17

Força de vontade

Não espere ela chegar: aja para ter força de vontade e realizar o que você deseja!

Por: Olga Tessari
  • Força de vontade

     

    A força de vontade aumenta à medida que a pessoa percebe que está no caminho certo e sente que conseguirá atingir sua meta”, diz Olga Tessari

     

    Dê uma força para sua vontade

    Se você quer fortalecer a decisão de não comer doces, de gastar menos dinheiro, de não fiscalizar tanto seu namorado, estas estratégias baseadas na ciência podem ajudá-la

    Entrevista com Olga Tessari

    Entra mês, sai mês, você vê suas resoluções de ir à academia três vezes por semana, comer doce só no sábado e domingo, parar de fumar… evaporarem que nem fumaça? Então, minha cara, está mais do que na hora de apertar o botão da “força de vontade” para que as coisas comecem a acontecer.

    O segredo para ter autocontrole é tomar uma decisão e levá-la em frente porque quer. “A verdadeira força de vontade aparece quando você faz o que é bom para si mesma sem se preocupar com o que os outros pensam ou dizem”, diz a psicóloga Olga Tessari, autora do livro Dirija a Sua Vida sem Medo. Se a gente tem de fazer algo porque é pressionada pelo médico, pelo namorado, pela sociedade, fica difícil ter força de vontade. Ela surge do seu desejo genuíno. Então, se você sabe o que quer, está na hora de tirar o atraso e partir para conquistar suas metas. Os especialistas ajudam com algumas dicas para cultivar a disciplina interna.

     

    Quando você quer evitar tentações

    Donuts, o segundo (ou terceiro) drinque, um sapato maravilhoso são apenas alguns exemplos do que coloca sua força de vontade em teste. Também pode ser difícil resistir aos prazeres não materiais, como checar compulsivamente o Facebook enquanto deveria estar focada no trabalho. Quer ajuda? Comece por aqui:

     

    Não encare como castigo

    “Você precisa estar motivada para exercer o autocontrole e, se pensar na força de vontade como uma forma de punição, pode perder a motivação”, diz Ethan Kross, professor assistente de psicologia. “Em vez disso, dê uma conotação positiva: pense nas tentações como minidesafios a serem vencidos”, diz Kross. Mas é preciso ter algum espaço para se mexer. Quer evitar doces? Deixe-os longe da sua cozinha, mas dê-se o direito de comer alguns de vez em quando.

     

    Distraia-se

    Soa contraditório, mas, para focar sua força de vontade, você precisa mudar de assunto. “Há muitos dados sugerindo que ajuda mudar a atenção para uma alternativa atraente”, explica Kross. É a tática do “longe dos olhos, longe do pensamento”. Quando aparecer aquela vontade louca de ligar para o namorado e perguntar o que ele está fazendo, cantarole uma música bem divertida ou ligue para aquela amiga que sempre tem assunto.

     

    Permita-se uma folguinha

    “É difícil sustentar comportamentos que só tenham recompensa a longo prazo, como fazer dieta, exercitar-se, poupar”, diz o psiquiatra Hermano Tavares. “Estabeleça prêmios intermediários para se manter motivada. Por exemplo, relaxar a dieta apenas um dia da semana e usar os exercícios para compensar os exageros.”

     

    Crie metas intermediárias

    Você precisa terminar seu MBA e o certificado na mão parece tão distante que dá vontade de largar tudo. Sua meta passa a ser realizar um trabalho absolutamente incrível para o fim do semestre. Depois, desenvolver uma habilidade que antes não tinha. E assim vai, até terminar o curso. “A força de vontade aumenta à medida que a pessoa percebe que está no caminho certo e sente que conseguirá atingir sua meta”, diz Olga Tessari.

     

    Quando é preciso atacar algo de que você precisa

    Quem não quer um corpo incrível no biquíni e uma conta bancária balanceada? Mas será que atingir essas metas envolve fazer coisas que exigem autodisciplina de um monge? Nem tanto. Tente isso:

     

    Comece pequeno

    Para fazer uma mudança radical, as chances de ter sucesso a longo prazo são maiores se você der passos de criança. “Praticar atos pequenos e regulares aumenta sua capacidade de autocontrole”, diz Mark Muraven. Por exemplo, exercitar-se duas vezes por semana antes de se tornar maratonista ou depositar na poupança o que você gastaria em uma saída no fim de semana em vez de poupar 30% do salário.

     

    Não se distraia o tempo todo

    Tudo bem parar para dar umas boas risadas com um reality show qualquer antes de mergulhar de vez naquela tarefa chata? Melhor não. Sua motivação pode ir para o ralo, de acordo com um estudo americano da Universidade Stanford. Segundo os pesquisadores, é um erro acreditar que o poder de concentração diminui com o tempo e são necessários vários intervalos para garantir um bom desempenho. Manter o foco é mais eficiente.

     

    Enxergue lá na frente

    A força de vontade fica ameaçada quando nos apegamos ao momento e esquecemos o quadro final. Todo mundo foi para a happy hour e você ficou no escritório para terminar aquela bendita planilha? Tudo bem, pense que isso aumenta suas chances de conseguir a promoção dentro de alguns meses. Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology, descobriu que as pessoas experimentam um aumento no autocontrole ao pensar em um objetivo maior. “Quando o impulso de procrastinar aumentar, lembre-se do que realmente é importante”, diz o coautor do estudo Brandon Schmeichel.

     

    Reportagem: Ivonete Lucirio e Sheila Monoghan / Edição: MdeMulher Conteúdo WOMEN’S HEALTH

    Publicado em 09/10/2012