Ansiedade: o que é, como lidar?

Ansiedade: o que é? Como lidar?

Ansiedade: o que é, como lidar?

Pare e pense! Quanto tempo de sua vida você fica ansioso?  Quanto custa essa ansiedade toda?

Texto de ©Olga Tessari*

*o texto está registrado de acordo com a Lei dos Direitos Autorais

Ansiedade o que é? Como lidar?

A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável, que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjoos, gases), fome exagerada (gula), medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado, provocando brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc.

A manifestação dos sintomas incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma para acabar com eles:

  • Quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido(muitas vezes provocando outros problemas de saúde);
  • Aqueles que tem medos , como o de dirigir um veículo, por exemplo, fazem aulas e mais aulas sem fim na autoescola (sem nunca acabar com o medo);
  • As pessoas que tem falta de ar e taquicardia , acreditando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos, submetem-se a fazer uma infinidade de exames e jamais acreditam quando os resultados são normais.

Esses são apenas alguns exemplos do que as pessoas que sofrem com a ansiedade fazem no seu dia a dia, mas que não resolvem praticamente nada! A ansiedade continua lá! E por que isso acontece?

Veja bem: as pessoas fazem várias tentativas para acabar com os sintomas que a ansiedade provoca e nenhuma delas resolve o problema porque são tentativas para acabar com os sintomas FÍSICOS que ela traz. As pessoas ansiosas só se preocupam com os sintomas, jamais param para pensar nas causas que provocam a elevação da ansiedade.

E assim o tempo passa, o problema só vai piorando cada vez mais e a pessoa ansiosa tem a sensação de total perda do controle sobre si mesmo, o que causa mais e mais ansiedade.

Infelizmente, isso se torna um círculo vicioso sem fim!

É importante destacar que o problema não se resolve justamente porque as pessoas vão em busca apenas de tratar os sintomas físicos provocados pela ansiedade elevada, quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade! Somente com a descoberta das causas que elevaram a ansiedade e resolvendo uma por uma é que a ansiedade vai baixar até um nível normal e aceitável que não vai provocar mais nenhum sintoma físico!

A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por conta da pessoa ter uma autoimagem ilusória a seu respeito e, muitas vezes, extremamente negativa, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre muitos outros fatores.

E como resolver?

  • Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)
  • Pratique exercícios físicos regularmente!
  • Procure um(a) psicólogo(a) para aprender a lidar com as causas da ansiedade e superá-las!

Lembre-se!

O passado é irrecuperável, não pode ser alterado!

Mas o futuro depende das nossas atitudes agora, no presente!

A psicoterapia (tratamento psicológico) faz você voltar notempo, descobrir as causas da sua ansiedade, aprender a lidar com elas, superá-las e , com certeza, SER FELIZ!

Olga Tessari realiza um trabalho focado em diminuir a ansiedade, trazê-la para o nível normal, acabando com os sintomas e evitando recaídas: marque uma consulta de forma presencial ou online

Faça o teste para avaliar se você sofre com sua ansiedade ou não!

Copyright ©Olga Tessari

14

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *