Sintomas da Ansiedade

Sintomas da Ansiedade

Sintomas da ansiedade

Saiba quais são os sintomas da ansiedade e supere-os!

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Espírito Inquieto

Medo, depressão, insegurança, mal-estar, preocupação excessiva, palpitações, dor no peito e falta de ar. Esses são alguns dos sintomas da ansiedade, enfrentados por seis em cada dez mulheres em todo o mundo.

O que é a ansiedade?

A ansiedade está relacionada à expectativa diante de uma situação ou problema. “É tentar antecipar o que vai acontecer para evitar um possível sofrimento, e isso é normal”, diz Olga Tessari.

“Mas tentar prever todas as possibilidades faz com que a ansiedade ultrapasse o nível aceitável e normal, o que acaba provocando sintomas físicos e emocionais, além de muito sofrimento”, revela a psicoterapeuta Olga Tessari.

Como descobrir? 

Segundo ela, quando a pessoa chega neste estágio, é comum apresentar sintomas físicos e psicológicos, como também explica o farmacêutico Marcos Stern: “existe a ansiedade normal e a patológica”.

“A ansiedade normal quase sempre tem uma causa conhecida, como a antecipação de um encontro. Na patológica, a apreensão não tem razão, ou é mais intensa do que se justifica”, diz.

O que fazer? 

A Dra. Olga Tessari afirma que “para vencer este problema, é preciso relaxar, aceitar as pessoas como elas são e entender que imprevistos acontecem. É preciso acabar com o perfeccionismo, com a preocupação com o comentário e/ou crítica das outras pessoas, além de respeitar seus limites”.

Sintomas da ansiedade – quais são?  

Emocionais e comportamentais:

Falhas de memória, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, insegurança, agitação, irritação e o desenvolvimento de muitos medos, a maioria sem sentido.

Físicos: 

Falta de ar, taquicardia, nervosismo, tensão muscular, dores de cabeça, no peito, nos ombros, abdômen e costas, insônia, vertigens, náuseas, enjoos e vômitos, diarreia, transpiração intensa, fraqueza, problemas digestivos e alergias.

O que fazer? 

Se você sofre com os sintomas de uma ansiedade elevada, procure um(a) psicólogo(a) de sua confiança e resolva o problema.

Quase sempre os ansiosos querem resolver seu problema sozinhos, o que praticamente é impossível sem uma ajuda profissional adequada.

Matéria publicada na Revista Saúde da Mulher por Hérica Rodrigues – Ano 2 – N°15 – 2009

A3-588

Marque uma consulta com Olga Tessari

Faça o teste de Ansiedade e descubra se você sofre com a ansiedade elevada!

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Também é escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro, apontando caminhos para ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *