Mãe e mulher

Mãe e mulher

Mãe e mulher

A psicóloga Olga Tessari adverte que a mulher precisa aprender a lidar com a questão de que não é perfeita.

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Entrevista com Olga Tessari

“Não dá para ser a excelente dona de casa, mãe e profissional ao mesmo tempo. É claro que você quer sempre fazer o melhor, mas é impossível”, disse Olga Tessari, psicóloga e continua:

“Até aquelas mulheres que decidem ser apenas donas de casa, percebem que não atingem o seu objetivo final que é, por exemplo, deixar a casa impecavelmente limpa ou arrumada. Quem consegue isso?”, disse Olga Tessari.

“É preciso entender que o dia tem apenas 24h e que é necessário escolher as prioridades de cada dia, sabendo que, no final do dia, nem tudo o que foi planejado foi colocado em prática. Ter jogo de cintura e aceitar que você procurou fazer o seu melhor é fundamental!”, disse Olga Tessari.

Mãe e mulher

A psicóloga comenta que costuma receber em seu consultório “os dois tipos de mães”

“Existem aquelas que resolveram ser 100% mães; aí, quando os filhos crescem e vão cuidar da sua própria vida, elas acabam entrando em depressão porque não sabem mais o que fazer. Por outro lado, existem aquelas que trabalham fora e sentem a culpa de não estarem sendo boas mães”, explica Olga Tessari.

“Tanto uma quanto a outra carregam uma culpa sem motivo, até porque em ambos os casos, as mães têm consciência de que estão buscando fazer o seu melhor, embora o tempo e a sobrecarga de tarefas sempre faz com que elas não consigam realizar tudo o que haviam planejado. Então, o caminho é diminuir sua expectativa e saber que sempre há imprevistos”, disse Olga.

Conciliar vida profissional com a familiar

Olga Tessari garante que que é possível conciliar a vida profissional com a familiar

“A mulher precisa aprender a reservar um tempo diário para os filhos: o importante não é quanto tempo ela fica ao lado deles, mas sim a qualidade deste tempo. Às vezes, muita mãe de período integral dá menos atenção ao filho do que aquelas que trabalham fora, pois, cada vez que um filho a chama, ela responde: agora não dá, estou lavando louça, estou fritando bolinhos, etc.”

“Nem que seja meia hora por dia, o importante é seu filho perceber que naquele período a mãe dará atenção somente a ele”, disse Olga.

Na atual realidade econômica do país, a Dra Olga Tessari lembra que muitas mulheres estão sendo obrigadas a trabalhar por necessidade, para ajudar o marido no orçamento familiar.

“Por isso, a mulher precisa aprender a delegar funções, como ter uma faxineira, por exemplo; mas não adianta ficar se lamentando porque ela não limpa a casa como você o faria! Aceite que a pessoa está fazendo o seu melhor. E, se não for de seu agrado, busque outra, mas tenha em mente que ninguém trabalha como você!”, disse Olga Tessari.

“Mais do que ter uma faxineira, também é fundamental dividir as responsabilidades domésticas com o marido e os filhos”, disse Olga Tessari.

Mulher: cuide de si mesma!

Outro conselho da psicóloga é que as mulheres não esqueçam de cuidar de si próprias.

“Normalmente acabam colocando os filhos, o marido, a casa, o trabalho na frente, se deixam de lado e isso pode gerar depressão. Aprenda a dividir o seu tempo. Não existe mal nenhum se um dia, por exemplo, ao invés de preparar um jantar, optar por um prato congelado e utilizar esse período extra para ler um pouco aquele livro que você nunca consegue terminar”, conclui Olga Tessari.

Seja mãe e mulher na mesma intensidade!

Matéria publicada na Folha de Vila Prudente e no site: www.icbp.com.br em 12/05/2000 por Kátia Leite

314

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com