Mentir por que, pra que?

Mentir por que, pra que

Mentir por que, pra que?

A mentira está presente na vida de todos, desde tenra a infância, por pequenos ou grandes motivos.

Psicólogos dizem que toda pessoa pode mentir em alguma situação, mas avisam: o preço é muito alto para quem passa dos limites

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Mentir por que? Quem mente mais?

Quem falar que nunca mentiu não é sincero. A mentira está presente na vida de todos, desde a infância, por pequenos ou grandes motivos.

A polêmica, agora, é saber quem mente mais: homem ou mulher? E até que ponto enganar é saudável? Mentir por que?

Para o psicólogo e professor de relacionamento amoroso da USP Ailton Amélio da Silva, embora as mulheres pareçam mais descontraídas na arte de fingir, os dois sexos mentem de maneira igual.

Na opinião dele, muitas vezes é até necessário mentir para evitar discórdia ou mágoas. Como exemplo, ele cita um trecho do livro “A representação do eu na vida cotidiana”, de Erving Goffman, no qual o escritor usa o teatro para explicar a utilidade da mentira nas relações sociais.

“Se uma milionária come uma folha de alface em um jantar formal e seu estômago ronca de fome, as pessoas a seu lado fingem que não ouvem nada para ajudá-la a manter a pose”, diz o psicólogo, lembrando que esse tipo de atitude ocorre tanto nas camadas mais pobres como na elite endinheirada.

Mentir por que e pra que?

A psicóloga e escritora Olga Tessari lembra que mentir não é só falar inverdade, mas omitir uma situação para não se prejudicar.

“É comum, por exemplo, marido sair para tomar cerveja com amigos dizer à mulher que vai trabalhar até mais tarde. Ele não está fazendo nada de errado, mas, se disser a verdade, ela reclama. Pensando que ele faz hora extra, ela fica com dó e o trata bem quando ele chega.”, disse Olga Tessari.

Olga Tessari diz que, muitas vezes,as pessoas mentem para evitar mal maior. Mas lembra que quem mente uma vez precisa inventar outras para sustentar a história. “Ela vive em alerta, obrigada a interpretar um personagem o tempo todo. Isso gera baixa autoestima porque mostra o que não é.”

Segundo Olga Tessari, por mais que o mentiroso se policie, em algum momento ele deixa escapar um detalhe que o desmascara. “Em boa parte dos casos, a sensação de quem é descoberto é de alívio.”

O professor Ailton Amélio alerta que quem mente além da conta paga um preço muito alto por isso. “A pessoa fica com a vida esvaziada, perde a identidade e a auto-estima.” Situações como essas ele relata em seu livro “Relacionamento amoroso, como encontrar sua metade ideal e cuidar”.

Há cinco anos, a peça “Por que os homens mentem mais?” faz sucesso em São Paulo com histórias de mentiras contadas por pessoas de ambos os sexos.

Segundo o ator e produtor Juliano Mazurchi, o público se identifica com os personagens. “O riso é imediato e a gente sempre ouve alguém na plateia falar ‘não acredito’”, lembra. A peça é baseada no livro de Luis Fernando Veríssimo.

Dicas para identificar um mentiroso

Contradições: Mais cedo ou mais tarde, a pessoa que mente se contradiz nas informações

Rosto: Geralmente o mentiroso faz expressões não habituais quando fala, como rir, franzir a testa, mexer o canto da boca

Medo: Deixa transparecer que está com medo e fica se justificando a toda hora

Gestos: Gesticula menos quando fala

Voz: Modula menos o tom da voz que o habitual, fala de um jeito mais leve

Olhos: Evita olhar diretamente nos olhos da outra pessoa

Tensão: Mostra sinais de tensão em situações que não exigem

Afeição: Fica menos afetivo e arruma desculpa na hora do sexo

Matéria publicada no Diário de São Paulo por Cristina Christiano em 30/01/2010

M8-569

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

www.ajudaemocional.com