O papel dos avós dentro da família

O papel dos avós dentro da família

O papel dos avós dentro da família

Cada membro da família tem a sua importância e o seu papel: o papel dos avós é fundamental!

Entrevista com © Dra Olga Tessari

Família – Amor pra sempre!

Das lembranças que tenho da minha infância, as mais significativas são as que envolvem os encontros de família… meus pais e irmãos, a reunião com os primos, as cantorias com os tios, sempre tudo acontecendo em torno da presença dos meus avós.

Dos 3 que convivi (e mesmo do vô que partiu no ano em que cheguei) tenho os melhores sentimentos e hoje percebo o quanto foram referência na minha formação como um todo.

Nunca me agradou essa história de que os avós podem “estragar” os netos. Também nunca fui fã da ideia dos avós “criando” os netos. Segundo vários artigos que li a respeito, a presença dos avós serve para amenizar a relação de rigidez que existe entre os pais e filhos.

Não sendo os responsáveis diretos pela educação , os avós podem ser mais liberais com os netos do que foram com seus próprios filhos e isso é muito prazeroso tanto pra eles quanto para os netos.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, para as crianças também é importante ter “alguém que faça tudo por elas, que lhes dê a atenção devida e até alguns mimos” : existindo um mínimo de bom senso, essa atitude dos avós não “estraga” e sim reforça um elo importante na vida da criança.

Me ensina, vó?

Os meus avós foram avós que ajudavam na educação dos netos. E não me refiro a esta ajuda tão valiosa hoje dia de levar ou buscar na escola, ficar com as crianças enquanto os pais trabalham.

Ajudavam, em primeiro lugar, porque respeitavam as regras de cada núcleo familiar e em hipótese alguma apoiavam a transgressão das mesmas.

Ajudavam porque reforçavam, de uma maneira muito natural, os mesmos valores pregados pelos nossos pais, jamais entrando em confronto, disputando o amor de um neto com algo que não era permitido em casa.

Ajudavam porque eram avós amorosos e presentes e deixaram na nossa memória a lembrança de coisas que só se fazia com eles.

A educação de uma criança é obrigação dos pais. Não cabe à escola, aos avós, à babá e a ninguém. É papel dos pais dar limites, impor regras e passar valores, impor disciplina, ensinar o certo e o errado.

E qual é o papel dos avós nessa história? O papel dos avós é curtir os netos, contar histórias, brincar com eles, desenvolver o afeto entre eles e até fazer pequenas travessuras, sem contar fazer pequenos mimos que todos avós adoram!

O papel dos avós dentro da família – Mamãe bruxa, vovó maravilhosa!!

O problema é quando alguns avós, já que estão desprovidos da obrigação da educação, exageram na liberdade dada, cedendo a todas as vontades e desejos da criança e permitindo a quebra de todas as regras. Um pouco de mimo é bom, mas tudo aquilo que é em exagero só faz mal!

É inevitável que frente a esta situação os pais se tornem os monstros e os avós os mais legais do mundo!! E está feito o conflito. Como diria meu vô: “quem não ajuda, não atrapalha!”

Nenhum dos meus avós tinha curso superior, mas no alto de suas sabedorias, eles agiam em prol da nossa educação. E antes que alguém me pergunte… obrigada pai e mãe, sogro e sogra por encherem de fantasia, brincadeiras e amor a vida dos meus filhos!!! Não há coisa melhor na vida do que ter avós presentes!

Matéria publicada no Blog de Patricia Farah em 7/4/2011

AN9-647

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

www.ajudaemocional.com

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com