Obesidade e Bulimia

Obesidade e Bulimia

Obesidade e Bulimia

Crianças obesas podem ter bulimia quando adultas

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Entrevista com Olga Tessari

Obesidade e bulimia

Estudos realizados pelo King’s College, de Londres, apontam que uma alimentação desregrada na infância pode ser o principal fator que leva a bulimia na fase adulta, uma doença que faz com que as pessoas vomitem o que comeram por medo de engordar.

Um estudo realizado pelos pesquisadores do King’s College, de Londres, aponta que crianças obesas têm maior chance de desenvolverem bulimia quando atingirem a fase adulta.

As pesquisas foram feitas com 154 pares de gêmeas, no qual uma delas apresentou algum tipo de desordem alimentar. As mães das crianças responderam a um questionário contando todo percurso alimentar de seus filhos.

Os estudiosos afirmam que uma alimentação descontrolada na infância pode ser o maior fator que leva um adulto a ter bulimia. Segundo Deanne Jade, diretora do Centro Nacional para Desordens Alimentares britânico, é compreensível o fato de adultos que foram obesos quando crianças desenvolverem essa doença.

“Se uma criança está acima do peso, é sujeita a provocações e é provavelmente muito sensível sobre seu próprio corpo. Consequentemente, elas têm maior probabilidade de fazer regime e é isso, mais que qualquer coisa, que é um fator de risco de bulimia”, declarou Jade.

Os estudos devem continuar para que os pesquisadores possam testar sua teoria. Se ficar provado que esta teoria está correta, que obesidade e bulimia podem estar relacionadas, ficará mais fácil prevenir doenças causadas por alimentação incorreta.

A Bulimia deixa as pessoas com o sentimento de que comeram demais e irão engodar mesmo que isso não seja realmente verdade. Por isso tentam vomitar tudo o que comeram. Os especialistas afirmam que doenças como a bulimia são causadas devido pressões sociais que o indivíduo sofre para viver sempre nos padrões de beleza.

As pessoas que sofrem dessa doença acreditam que só serão felizes de verdade se estiverem dentro desses padrões.

Segundo a psicóloga Olga Tessari, de São Paulo, que trabalha com pessoas que sofrem destes distúrbios alimentares desde 1984, a anorexia, que faz com que a pessoa coma cada vez menos até parar de comer e a bulimia aparecem após várias tentativas frustradas de emagrecer por meio de dieta.

“Quem sofre com a bulimia acredita que vomitar o que comeu evita que o organismo absorva o alimento e, como a pessoa percebe que vai emagrecendo aos poucos, ela acredita que essa prática funciona para emagrecer e continua com essa prática”, diz Olga Tessari.

Os homens também sofrem dessas doenças

Dados do Nuttra (Núcleo de Transtornos Alimentares e Obesidade) da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro mostram que a quantidade de homens que procuram tratamento para este tipo de doença aumentou cinco vezes entre 2002 e 2003. As maiores ocorrências dos casos acontecem entre os homens de 18 a 26 anos.

Consequências

As consequências desses tipos de doenças são gravíssimas.

A bulimia, por exemplo, reduz a quantidade de potássio no organismo que é muito importante para o bom funcionamento do coração.

A anorexia acarreta doenças graves no sistema circulatório e as duas podem levar o indivíduo à morte.

A nutricionista Vera Nicoleti diz que “quando se deixa de ingerir carboidrato, sais minerais e proteínas o corpo vai ficando desnutrido e depois de algum tempo essa falta de nutrientes traz diversos problemas de saúde”.

Matéria publicada no Meio Ponto – Jornal Universitário por Vanessa Farias Soares

259

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari
Olga Tessari

Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora empresarial, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin