Ano Novo – Planos

Planos de Ano Novo 2

Ano Novo – Planos

Promessas feitas, promessas cumpridas?

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Entrevista com Olga Tessari

Renovação

Poucos dos muitos compromissos firmados no início de um ano são realmente cumpridos!

Quem nunca fez promessas para o futuro? Um regime que começa na segunda-feira, as aulas de academia programadas para o próximo mês, estudar mais na prova marcada para o semestre que entra. Esse são exemplos de “compromissos” que sempre firmamos – com nós mesmos -, mas nem sempre cumprimos.

Ano Novo – Planos

Com a chegada do fim do ano – e claro, o início de outro – todo mundo se enche de novos planos, projetos e metas.

Isto é comum em todas as idades e na adolescência não poderia ser diferente. A atitude é reflexo de uma onda de esperança que invade as pessoas com a chegada do Natal e Ano Novo. Até mesmo o poeta Carlos Drummond de Andrade se entregou aos encantos da época e ensina, por meio da poesia, a Receita de Ano Novo.

Psicólogos, especialistas no assunto, comentam que essa esperança coletiva tem início com a chegada do Natal e culmina com o Ano Novo. O sentimento comum a todos no mês de dezembro é um elemento importante na vida, independente dos fatores econômicos e sociais das pessoas.

A psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari explica que esse sentimento de paz e esperança é reflexo da cultura. “Todo final de ano as pessoas param refletir o que fizeram e o que desejam para o próximo ano. O interessante é que isso começa antes do Natal. Em dezembro, as pessoas estão mais amáveis, gentis”.

A especialista comenta que neste período é comum as pessoas se deprimirem por não terem alcançado os planos que fizeram, porém Olga Tessari aconselha que se aproveite a situação para refletir o porquê da não realização dos projetos feitos no início do ano.

“Não adianta ficar se lamentando e triste por não ter conseguido cumprir as metas. O ideal é aprender com a situação, aprender com ela para não persistir nos erros e chegar ao final do próximo ano na mesma situação em que você estava no final do outro ano que passou”.

Matéria publicada no site Gazeta Digital por Raquel Ferreira Ed. 5906 – 30/12/2007

462

olga_tessari

OLGA TESSARI, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora empresarial, atua levando saúde emocional para as empresas. Atua em emergências e catástrofes. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais…

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin