Idosos felizes

Idosos felizes

Idosos felizes

“Se você acha que está velho demais para fazer o que gosta, esqueça. É nessa época que muita gente redescobre as coisas boas da vida”

O ponto de vista da psicóloga Olga Tessari

A aposentadoria já chegou, os filhos se encaminharam na vida, mas ao contrário do que muitos idosos pensam, ainda há muito a fazer até porque a expectativa de vida, a cada dia, traz mais e mais anos para a vida dos idosos.

Idosos felizes

Chegou a hora de aprender, colecionar coisas interessantes ou até dar uma de artista: o importante é fazer o que se gosta para ocupar a mente e se sentir bem. Viver bem na maturidade é realizar sonhos e desejos de acordo com as limitações da idade e viver cada vez melhor! Em suma, é se tornarem idosos felizes!

Mas nem todo mundo pensa assim. Muitas pessoas, quando chegam na terceira idade se sentem perdidas e até inúteis, porque acreditam que já cumpriram as suas obrigações e não há mais nada a fazer.

“A mulher não precisa mais cuidar dos filhos, o homem não é mais o responsável pelo sustento da família. As pessoas passam a vida em função de um determinado objetivo e, quando ele é alcançado, elas passam a acreditar que não são mais produtivas, afirma a psicóloga Olga Tessari, especialista em terceira idade.

É muito comum o idoso perder a agilidade nos movimentos e a clareza do raciocínio.

“Como a família tem suas próprias obrigações, ela passa a não dar mais ao idoso a mesma atenção que dava antes. É quando ele começa a perceber que está num plano secundário, posto de lado pela família”, diz Olga.

Olga Tessari alerta ainda que esse sentimento muitas vezes causa depressão pois algumas pessoas não aceitam muito bem o processo de envelhecimento.

O lazer, a distração, o bem-estar são fundamentais para todos, independentemente da 3ª idade. Idosos felizes valorizam muito tudo isso!

Mas, no caso do idoso, ter um hobby, participar de passeios, reuniões culturais, manter contato com pessoas de sua faixa etária é extremamente importante, pois ajuda a elevar a sua autoestima e fazer com que ele se sinta integrado, passando a fazer parte do grupo de idosos felizes.

Viver bem na maturidade – Eleve a sua autoestima

Segundo a psicóloga e pesquisadora Olga Tessari, o fundamental é soltar as amarras que prendem sua autoestima pois a baixa autoestima gera ansiedade, medo, depressão, fobias e uma série de outros problemas, o que também pode favorecer o surgimento de doenças físicas, limitando ainda mais a vida dos idosos e impedindo que eles possam continuar vida de uma forma feliz.

A mulher que tem uma boa autoestima lida de forma mais adequada com suas tarefas do dia a dia: cuida melhor do lar, do marido, dos filhos e, principalmente dela mesma.

Ela aprende a falar não, porque existem mulheres que querem fazer tudo por todo mundo e esquecem de si mesmas! E é óbvio que colocar-se sempre em último plano, dando prioridade a tudo e a todos não é bom para ninguém, pois agindo dessa forma a pessoa sempre acaba fazendo coisas que não lhe agradam só para agradar ao outro. Em, cá entre nós, a coisa mais difícil do mundo é conseguir agradar a todos.

Vale dizer que para poder ser feliz é necessário que a pessoa mantenha a sua autoestima sempre em um bom nível, elevada, respeitando a si mesma em primeiro lugar e dando sempre a prioridade para si mesma, para os seus desejos, sonhos, planos e metas.

APOSTE EM VOCÊ

INVISTA EM VOCÊ, FAÇA PROJETOS, PLANEJE O FUTURO…

TRABALHE NO QUE LHE DÊ PRAZER

COLOQUE PAIXÃO EM TUDO QUE FAZ

Texto publicado no site da UNIFESP

133

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin