Distúrbios da Ansiedade

distúrbios da ansiedade

Distúrbios da ansiedade

Entrevista com a Dra Olga Tessari concedida à CNPL (Confederação Nacional das Profissões Liberais)

*as respostas de Olga Tessari estão registradas de acordo com a Lei dos Direitos Autorais

Como evitar os distúrbios da ansiedade?

A correria do dia-a-dia, o culto ao corpo e outras questões da vida moderna podem desencadear alguns problemas psicológicos, como distúrbios de ansiedade, que englobam a síndrome do pânico, as depressões, transtornos compulsivos e alimentares e o estresse.

A melhor maneira de combater todos esses males é procurar um psicólogo, pois este profissional pode ajudar a identificar os motivos dos distúrbios. Geralmente, os tratamentos são longos, mas o resultado final é surpreendente.

Para esclarecer mais sobre as doenças modernas, a psicóloga e psicoterapeuta Dra. Olga Tessari, concedeu entrevista exclusiva ao Informativo CNPL.

Confira:

Distúrbios da ansiedade

Atualmente quais são os problemas psicológicos que mais atingem os brasileiros?
Dra Olga Tessari – Os distúrbios de ansiedade são os problemas mais comuns no brasileiro e derivam do estresse: depressão, pânico, além da compulsão alimentar e da droga dição que são consequências da elevação da ansiedade em um nível muito acima do normal e aceitável por um longo período.

Qual o melhor momento para uma pessoa procurar ajuda profissional?
Dra Olga Tessari –
Uma pessoa deve procurar ajuda profissional sempre que perceber que sofre e não consegue, sozinha, encontrar solução para seu problema, seja ele qual for.

Ela deve se observar para perceber quando não está bem (às vezes um amigo ou parente pode alertá-lo) e buscar ajuda de um profissional, evitando conselhos ou “copiar” o tratamento de amigos: só o profissional saberá dizer qual o procedimento e o tratamento adequado para o problema.

Um tratamento inadequado pode agravar o problema ainda mais. Costumo dizer que psicólogos existem para auxiliar na busca dos caminhos para solucionar problemas.

A Internet ajuda os pacientes a combater a doença?
Dra Olga Tessari –
A internet pode ser considerada uma “faca de dois gumes”: Ao mesmo tempo em que esclarece e aponta os caminhos da solução, ela pode desinformar, se a pessoa consultar sites não idôneos. Por isso é importante que a pesquisa e a leitura sejam feitas em sites sérios e conceituados.

Qual a diferença de depressão e estresse? Como identificá-los?
Dra Olga Tessari –
A depressão, em última instância, significa sentir-se sem saída diante de um problema ou situação e é consequência do estresse. Na depressão, a pessoa fica apática, isola-se do convívio social e recusa qualquer tipo de tratamento, pois pensa, equivocadamente, que seu problema não tem solução.

O estresse é a manifestação do corpo em represália aos abusos cometidos contra ele, seja porque a pessoa permaneceu ansiosa por um longo tempo, seja porque não respeitou as necessidades de alimentação, repouso e lazer do seu organismo.

Cada pessoa manifesta o seu estresse de maneira diferente: através de um distúrbio digestivo (gastrite, úlceras, intestino irritável), ou por meio de alergias, de compulsão alimentar, do pânico ou da depressão, entre outros.

O que são anorexia, bulimia e compulsão alimentar?
Dra Olga Tessari –
São distúrbios da alimentação.

Anorexia é sinônimo de falta de apetite, a pessoa não sente fome nem vontade de comer, embora possa ter momentos de compulsão alimentar.

No caso da bulimia, a pessoa sente fome e, muitas vezes come uma enorme quantidade de alimento, sentindo-se culpada por isso e provocando o vômito para aliviar a culpa, como se a eliminação da comida evitasse o “engordar”.

Vale dizer que a compulsão alimentar é multifatorial e é preciso um acompanhamento médico e psicológico para descobrir as causas e tratá-las uma a uma.

O que a senhora aconselharia para prevenir essas doenças?
Dra Olga Tessari –
Conhecer a si mesmo e respeitar os seus limites. Saber equilibrar as suas obrigações do dia-a-dia com lazer, momentos de relaxamento, alimentação equilibrada, atividade física e paz. Não ser muito rígido consigo mesmo e não esperar a aprovação das pessoas, mas contar com sua própria aprovação. Dessa maneira, é possível evitar o surgimento dos distúrbios da ansiedade.

Leia mais sobre ANSIEDADE

134

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com