Terapia para traumas

terapia para traumas

Terapia para traumas

A terapia serve para tratar grandes e pequenos traumas, entre outras questões.

Texto baseado em artigo da Dra Olga Tessari publicado em CREFITO-9 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

Terapia para traumas em geral

Algumas empresas vêm adotando a terapia como um tratamento para os seus funcionários, quer para aliviar as situações estressantes do dia-a-dia, como ainda solucionar questões mais graves.

Exemplos: funcionários de bancos que sofreram a agressão de um assalto ou mesmo para clientes de uma autoescola que têm medo de dirigir, dentre outros.

“A psicoterapia é uma potente ferramenta de ajuda, de crescimento pessoal e que tem promovido mudanças positivas efetivas em tempo relativamente curto”, disse Olga Tessari.

“A Terapia significa tratamento”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari (CRP06/19571-6), baseada em sua experiência desde 1984. Não existe um momento certo para iniciar .

“Costumo dizer que a terapia vem para ajudar a resolver questões que você não consegue resolver sozinho. Quando seu carro quebra, você vai correndo atrás de um mecânico porque ele é o profissional adequado para resolver esse problema. Por que quando o problema é de fundo emocional, a pessoa sente medo, vergonha ou pensa que é sua obrigação resolver o problema sozinha?”, questiona Olga Tessari.

“É preciso entender que todos temos limitações e que somos incapazes de resolvermos tudo sozinhos. Claro que quem tenta se resolver por si mesmo pode passar a vida inteira sofrendo sem achar a solução”, diz Olga e continua:

“É mais ou menos quando você perde a chave de casa e passa um tempão procurando por ela sem sucesso, mesmo que a chave esteja na sua área de visão: é comum, em muitos casos, você não conseguir visualizá-la!”, exemplifica Olga Tessari, mostrando a importância de procurar a ajuda profissional adequada. E ela continua:

“Por tudo isso, é preciso valorizar o profissional psicólogo, que é aquele que vai tratar e colaborar para a solução dos problemas emocionais”, afirma a profissional.

Há quem pergunte: quanto tempo dura a terapia?

“Tudo vai depender da profundidade do problema da pessoa e da forma como ela evolui no tratamento. A Psicoterapia Cognitiva Comportamental e as Psicoterapias Breves trazem resultados mais rápidos, de três a seis meses, mas podem se estender por mais tempo, pois cada caso é diferente”, diz Olga Tessari.

” Já outras terapias podem necessitar de um tempo maior. Vale lembrar que é importante diferenciar uma psicoterapia baseada num problema específico e a psicoterapia para o auto conhecimento, que pode ser infinita”, diz Olga Tessari.

“A terapia em si vai tratar traumas, medos, conflitos mal resolvidos, ressentimentos, mágoas, dificuldades, mal entendidos, enfim, toda terapia para traumas trata as questões envolvidas por trás desse(s) trauma(s).

Resultados da terapia:

  • Elevar da autoestima e obter a segurança e a confiança que promovem uma melhor qualidade de vida;
  • Resolver conflitos emocionais, tais como situações de alta ansiedade, estresse, depressão, medos, timidez, fobias, bloqueios, compulsões, traumas, etc.;
  • Melhorar e enriquecer as relações interpessoais do casal, na família, com os amigos/as, no trabalho, etc.
  • Aprender a comunicar-se melhor para pedir exatamente o que você necessita, expressar seus sentimentos de forma adequada e saber lidar de forma positiva com eventuais problemas nesta área;
  • Superar medos: de falar em público, de dirigir, de enfrentar situações conflituosas, de errar, de estar entre outras pessoas, etc.;
  • Enfrentar positivamente situações desafiadoras através do desenvolvimento da capacidade de tomar decisões;
  • Superar vícios e hábitos negativos;
  • Enfrentar situações de perda ou também de muita dor (luto, rupturas afetivas, etc.) e superá-las; dentre outros.
    Fonte: www.olgatessari.com

DIMECAL (Distribuidora de Medicamentos Casaroto) – Cascavel -PR 08/02/2006

135

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Também é escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro, apontando caminhos para ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *