Jovens e bebidas alcoólicas

Jovens e bebidas alcoólicas

Jovens e Bebidas alcoólicas

São vários os fatores que levam um jovem a começar a ingerir bebidas alcoólicas: curiosidade, rebeldia, uma forma de se enturmar e vencer a timidez, etc.

*Entrevista com Olga Tessari

Jovens e bebidas alcoólicas

“Hoje em dia é muito comum os jovens se sentarem e fazerem uma competição para ver quem é que vai ficar ‘de porre’ em primeiro lugar. Bebem em grande quantidade. A bebida alcoólica é de fácil acesso, mesmo que seja proibida para menores de 18 anos, é possível comprá-la facilmente, ela é uma droga que está presente no dia-a-dia, socialmente aceita”, explica a psicóloga e psicoterapeuta, Olga Tessari.

O poder da mídia é evidente nesse processo, para a psicóloga. “A mídia colabora e muito para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Ela vende a sensação de que, ao ingerir uma bebida alcoólica, você vai ter muito prazer e você vai se sentir uma pessoa muito feliz, quando na verdade a bebida não lhe traz nada disso. É apenas um falso prazer momentâneo que ela pode lhe dar no primeiro momento”.

“Por exemplo, o tímido que bebe, relaxa num primeiro momento e se sente o dono do mundo: ele começa a se comportar bem, a se sentir à vontade, mas ele não percebe o mal que toda aquela bebida alcoólica vai lhe causar a longo prazo. Ele faz uso da bebida para se sentir bem, quando na verdade ele deveria se sentir bem sem precisar fazer uso de nenhuma substância”.

“As drogas fazem parte do cotidiano das pessoas, apesar de ninguém admitir. O que poucos percebem é que diversos produtos consumidos com certa frequência também são drogas. Apesar de terem um grau inferior de influência no organismo, eles podem agir de forma maléfica da mesma maneira que outras drogas, pois, tudo depende da quantidade consumida, seja no cafezinho ou mesmo em calmantes para dormir”.

Matéria publicada na Gazeta Digital em novembro/2009

5

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Também é escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro, apontando caminhos para ser feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *