Teste de Depressão

Teste de Depressão

Teste de Depressão

Aviso! A cópia não autorizada dessa avaliação está sujeita às penas da lei!

ATENÇÃO! Essa avaliação foi elaborada pela psicóloga ©Olga Tessari e está registrada de acordo com a Lei dos Direitos Autorais. Caso você queira publicar esse teste ou fazer uso dele no seu trabalho, é preciso entrar em contato com ela para autorizar o seu uso.

Esse teste de depressão não substitui a avaliação que é realizada com um psicólogo em consultório ao vivo, presencialmente. Este pequeno teste serve apenas para verificar a possibilidade de você apresentar o problema correspondente a ele, apenas isso. Lembre-se de que é apenas uma possibilidade!

Para ter certeza de que você sofre com o problema, procure um/a psicólogo/a de sua confiança em sua cidade, marque uma consulta para que o/a profissional possa avaliar você de forma mais específica e fidedigna ou, se quiser, marque uma consulta comigo.

Teste de Depressão / Avaliação de Depressão

Responda SIM ou NÃO às perguntas abaixo e anote as respostas.

Perguntas relacionadas a você….

– se sente sem energia, cansado(a) para realizar tarefas que eram cumpridas sem esforço?

– tem, com frequência, um sentimento de vazio ou quadros de ansiedade?

– tem se sentido mais irritado(a) que o habitual?

– tem tido dificuldades para tomar decisões, concentrar-se no trabalho ou lembrar-se de fatos ocorridos recentemente?

– perdeu o interesse nas atividades físicas em geral?

– tem dificuldades para dormir, acorda no meio da noite ou dorme demais?

– ultimamente, engordou ou emagreceu muito sem nenhum motivo aparente?

– sente com frequência dores de cabeça, de estômago ou na coluna?

– sente que abandonou o seu projeto de vida?

– gostaria de ficar sozinho a maior parte do tempo?

Resultado

Se você respondeu “SIM” a mais de cinco itens nesse teste de depressão, sem nenhuma condição médica que os justifique, você pode estar sofrendo de depressão, um mal que, se não for tratado a tempo, pode evoluir para um confinamento em casa, para a perda do convívio social e até para o suicídio!

O que é a depressão?

A depressão é uma doença que precisa de tratamento com os profissionais adequados para tratarem desse mal. Não adianta ficar em casa, tomando chazinho ou fazendo qualquer outro tipo de coisa. A pessoa que sofre com a depressão necessita, de forma urgente, de tratamento médico e psicológico para poder acabar com a depressão.

Pesquisas revelam que o melhor tratamento para a depressão é a combinação conjunta de medicação e psicoterapia (tratamento psicológico), realizado com um(a) psicólogo(a).

O tratamento médico é realizado através de medicamentos específicos que colaboram para restabelecer o bom funcionamento da bioquímica no cérebro: a medicação atua de forma lenta e gradual para que o equilíbrio seja restabelecido. E não é uma medicação que traz um alívio imediato, ela vai atuando de forma gradual e constante até desaparecerem os sintomas da depressão.

Mas não adianta apenas tomar a medicação, é fundamental, necessário e imprescindível que a pessoa também faça um tratamento psicológico, de preferência com psicólogos que trabalham com a terapia comportamental-cognitiva, uma técnica que traz resultados positivos.

Mas por que é necessário fazer um tratamento psicológico em conjunto com a medicação? Porque a causa da depressão está relacionada ao emocional da pessoa: é a maneira como ela sente, pensa e lida com as situações do dia a dia que podem levar ao desenvolvimento da depressão. Por isso, quem só toma a medicação pode até acabar com os sintomas, e pensar que seu problema foi resolvido em definitivo, mas, infelizmente, depois de passado um tempo sem a medicação, os sintomas depressivos retornarão ainda piores! Por isso, o tratamento psicológico é necessário!

Procure um profissional de sua confiança (médico ou psicólogo) para começar esse tratamento ou então marque uma consulta comigo (no meu consultório ou online) para fazer uma avaliação mais específica do seu caso.

Faça outras avaliações:
AmizadeAnsiedadeBulimia/AnorexiaEstresseMedo de DirigirPânicoTimidezTraição

75

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *