Medo de Dirigir: o que é?

Medo de dirigir: o que é?

Medo de dirigir: o que é?

Olga Tessari explica o que provoca o medo de dirigir e como resolver o problema.

Texto de © Olga Tessari*

*o texto está registrado de acordo com os Direitos Autorais

Tudo o que é novo assusta todo mundo!!

Você se lembra do seu pavor ao manipular o microondas nas primeiras vezes?

Morria de medo que algo desse errado!!!

E quando você começou a usar a usar o controle remoto de um determinado aparelho?

Que dificuldade!!!!!!!!!!!

Dirigir um carro é uma habilidade que se aprende!

Ao iniciarmos este aprendizado, é comum sentirmos medo, justamente por não sabermos como conduzir o veículo. Então,as aulas práticas ajudarão a superar este medo comum a tudo o que é novo.

Mas há pessoas que, mesmo fazendo aulas e mais aulas na auto escola, treinando com parentes e amigos, ouvindo de todos eles que elas sabem dirigir, não conseguem superar o seu medo de dirigir e sofrem muito toda vez que “precisam pegar o carro para dirigir”. E é aí que começam as desculpas e mais desculpas para evitar de pegar o carro para dirigir!

É da natureza humana a tendência de querer fugir do sofrimento: só de pensar em dirigir surgem muitos sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, suores, tremores… e quem é que deseja sentir tudo isso?

Para estas pessoas fazer aula prática não vai adiantar nada!!!

Elas precisam de um acompanhamento psicológico para superar o seu medo, que está relacionado ao seu perfil de personalidade: não admitem errar, tem tendências perfeccionistas, preocupam-se demais com o comentário das outras pessoas, não gostam de atrapalhar, não se concentram no que fazem, são ansiosas, etc.

Portanto, se este é o seu caso, procure um(a) psicólogo(a) de sua confiança para superar este medo e assim você vai se sentir seguro para treinar sozinho(a) no seu carro sem medo e tornar-se um(a) bom (boa) motorista como todas as outras pessoas!

Leia agora mais sobre o medo de dirigir relacionado ao perfil de personalidade!

O medo de dirigir: o que é?

A cada dia que passa, dirigir um veículo é uma necessidade cada vez maior nas grandes cidades em geral e mais pessoas tornam-se habilitadas a conduzir veículos.

Infelizmente, uma boa parcela delas, apesar de habilitadas, não consegue superar o medo de dirigir e continua a andar à pé. O que faz uma pessoa ter medo a ponto de não conseguir dirigir?

Por que certas pessoas, apesar de até terem dirigido durante um certo tempo após a habilitação, de repente “resolvem” não mais dirigir?

Que medo é esse de dirigir?

Observe alguns relatos de clientes que descrevem esse medo:

  • Medo de parar o carro na rampa, ele recuar e bater no carro que está atrás;
  • Medo do carro morrer;
  • Achar que não será capaz de manobrar e estacionar o carro corretamente;
  • Medo de trocar de pista;
  • Medo de bater o próprio carro ou de causar um grave acidente;
  • Medo do comportamento imprevisto de outros motoristas (os “imprudentes” e “apressadinhos”);
  • Medo de não saber como agir se algo der errado;
  • Medo do que vão dizer as outras pessoas: “barbeiro”, “tirou carta por ;telefone”, etc.

Existe, ainda, um grupo pequeno de pessoas que desenvolveram o medo após envolverem-se em acidentes de trânsito (onde a maioria delas foi vítima).

Essas pessoas tem um elevado grau de ansiedade só de pensar em sair com o carro: taquicardia, suores, tremores, falta de ar, enjoos, boca seca, incapacidade de pensar corretamente, alto grau de insegurança.

Todas são pessoas responsáveis, organizadas, preocupadas com os outros e com sua segurança, tem uma auto-exigência muito elevada (são perfeccionistas: querem fazer tudo certo, nos mínimos detalhes, nunca podem errar!), mas possuem uma imagem distorcida de si mesmas e de seu potencial, sentem-se inseguras e incapazes de dirigir, apesar de já terem realizado, em suas vidas, tarefas muito mais difíceis e complexas.

Observo que a maioria delas tem esse medo há muitos anos e que nada fazem para superá-lo (apenas uma infinidade de aulas na autoescola: vale dizer que, muitas vezes, isto só colabora para aumentar o medo).

Elas acabam acomodando-se à situação de não dirigir e inventam uma série de desculpas e explicações só para os outros: “é muito melhor ser passageiro que motorista, assim eu não me canso e aprecio melhor a paisagem”, “não preciso me preocupar em estacionar o carro”, “como passageiro eu não fico estressado com o trânsito”, etc.

Por que todos dirigem, menos eu?

O problema é que, dentro de si mesmas, estas pessoas continuam a questionar-se:”por que todos conseguem dirigir e eu não? O que eu tenho de errado? E, então, começam a se menosprezar, sentem-se diminuídas, inseguras e perdem a confiança em si mesmas. E a autoestima vai diminuindo mais a cada dia!

Após anos de sofrimento, elas chegam ao consultório desconfiadas, assustadas, com baixa autoestima, incapazes de acreditar que existem meios para superar este medo. Elas sempre perguntam: “Você tem certeza de que eu vou conseguir dirigir? Acho que meu caso não tem solução!”

Não adianta apenas saber lidar com os controles do carro (treinar na autoescola), é preciso sentir-se seguro para enfrentar os imprevistos do trânsito, além das críticas e comentários dos outros! ;

Atenção!!!

Saiba que é possível acabar com o medo de dirigir e que toda pessoa é capaz de perdê-lo através de um acompanhamento psicológico adequado!

Ninguém melhor do que um(a) psicólogo(a) para auxiliar a desbloquear esse medo e colaborar para o aumento da sua autoestima, confiança e segurança !!!!

Teste: Você tem medo de dirigir?

Curso Supere o Medo de Dirigir

Leia depoimentos de quem fez o curso Supere o Medo de Dirigir

Marque sua consulta comigo!

M13

Conheça mais sobre o trabalho de Olga Tessari e siga-a: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

Conheça mais sobre o trabalho de Olga Tessari e siga-a: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

AVISO! É proibida a cópia ou reprodução parcial/integral do conteúdo desse site em qualquer formato e em qualquer lugar, seja para uso comercial ou não, editorial, impresso, canal, blog, site ou rede social. Para compartilhar, use o link ou os botões de compartilhamento. A cópia sem autorização é crime sujeito às penas da lei: não seja o próximo a ser processado judicialmente! (Inciso I Artigo 29 – Lei 9610/98). Solicite sua autorização: clique aqui

www.ajudaemocional.com