Reprovado no vestibular

Reprovado no vestibular

Reprovado no vestibular?

Psicóloga dá dicas para não deixar a ansiedade e a tristeza atrapalharem nesta época do ano.

Entrevista com Olga Tessari

Foi reprovado no vestibular? Momento é de descansar!

Ver seu nome na lista de aprovados, comemorar com os pais, fazer a matrícula na faculdade… Se você pensou que este seria seu início de ano e não aconteceu, tudo bem, não há motivos para se desesperar. Nem sempre os planos saem como planejados, principalmente em um desafio tão grande como um vestibular.

Em janeiro, quando os resultados das provas começam a ser divulgados, muitos encaram a frustração por não ter passado no processo seletivo de uma universidade.

Segundo a psicóloga e escritora Olga Tessari, sentimentos como incapacidade, raiva e culpa são comuns nesta hora. “O importante é o estudante entender que fez o seu melhor, mas havia outras pessoas mais preparadas. Nem sempre você consegue o que busca”, explica.

João Paulo Carvalho sabe bem o que é não ser aprovado no vestibular. Durante quatro anos, ele esteve no cursinho até conseguir entrar na faculdade de medicina de sua escolha.

“Quando eu não passava em um vestibular, achava que provavelmente não iria passar nos outros que ainda nem tinha feito”, relembra. Depois de muitas tentativas, conseguiu ser aprovado na faculdade de Medicina da Santa Casa. “O mais importante é não desistir, mesmo que pareça impossível passar. Com dedicação e organização dá certo”.

Para quem ainda está com a ressaca dos vestibulares, o melhor a se fazer neste momento é desencanar das provas e deixar a cabeça e o corpo descansar.

“Este é o momento de desligar. Você vai ter o ano inteiro pela frente para estudar novamente. Descanse, viaje, durma até tarde, aproveite as férias”, afirma Olga Tessari.

“Também tente não se culpar. A culpa não resolve nada. Costumo dizer que você deve se sentir culpado quando faz de propósito para errar. Não é o caso. A pessoa estudou para passar”, disse Olga Tessari.

Mas antes de deixar de lado os estudos, lembre-se de guardar o gabarito do vestibular que você prestou. Apesar da vontade de nunca mais vê-lo novamente, é nele que estão os erros que impediram sua entrada na faculdade.

Que tal ver quais temas você teve mais dificuldade e investir no estudo neste ano? Encare o gabarito como uma espécie de “mapa da mina” para tirar uma melhor nota no próximo exame.

Quando voltar a estudar, tente aperfeiçoar o tempo de estudo, melhorar os pontos que estavam fracos. No entanto, isso não significa aumentar a tensão e o desgaste físico.

“Respeite seus limites. Às vezes, a pessoa está tão desesperada para passar que fica noites em claro estudando, não se alimenta direito, enfim, extrapola seus limites e, por conta disso, acaba tensa, nervosa e não consegue desempenhar seu melhor no vestibular”, adverte Olga Tessari.

Matéria publicada no Guia do Estudante, Editora Abril, por Fábio Calvetti, em 17/01/2011

35

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

olga_tessari

OLGA TESSARI – Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Consultora em Gestão Emocional e Comportamental, também atua levando saúde emocional para as empresas. Escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro e segue atendendo em seu consultório ou online adolescentes, adultos, pais, casais, idosos e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes! Saiba mais

www.ajudaemocional.com