Medo de Dirigir 17

Medo de Dirigir 17

Medo de Dirigir 17

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin

Entrevista com Olga Tessari

Medo de Dirigir: supere!

Se toda vez que você pensa em pegar o carro começa a suar frio, tem taquicardia, sente falta de ar e tremores pelo corpo, provavelmente você desenvolveu medo de dirigir. O problema é mais comum do que se pensa e o motivo nem sempre é a falta de habilidade ou prática no volante, mas sim a personalidade do motorista.

Não adianta continuar fazendo aulas e não se sentir seguro para dirigir. A psicóloga Olga Tessari, autora do livro “Dirija sua vida sem medo“, revela que grande parte das pessoas que têm este medo possui, na verdade, problemas no perfil de personalidade. “Geralmente são ansiosas, têm medo de errar, não admitem ouvir críticas ou cometer erros, como deixar o carro morrer, por exemplo”, explica ela.

A autora classifica o medo de duas maneiras diferentes: o temor do desconhecido, como aquele diante de um objeto novo que não se sabe manipular (computador, celular, micro-ondas) e que se perde na medida em que a pessoa treina e conhece o produto; e o medo diante do carro que, mesmo fazendo inúmeras aulas e sendo aprovada no exame para ter a carteira de habilitação, a pessoa chega a passar mal só de imaginar ou pensar em dirigir.

Mas saiba que o problema tem solução. Engana-se que é preciso continuar fazendo aulas e mais aulas: o tratamento é à base de psicoterapia com um(a) psicólogo(a).

Mil desculpas para não dirigir

Muita gente compra o carro depois que tira a carta e, em muitos casos, ele acaba parado na garagem. Olga Tessari conta que essas pessoas usam as desculpas mais convincentes para não pegarem o carro, como o trânsito, a facilidade do metrô, a falta de paciência no trânsito, os gastos e as dívidas, chegando até a vender o automóvel, ao invés de encararem o problema.

O curioso é que, conforme a psicóloga Olga Tessari, o fato de ter se envolvido em acidentes anteriores não é um fator marcante em quem tem medo do volante. “Toda vez que se passa por um trauma, a pessoa evita o carro a todo custo mas, dentro de seis meses a um ano, ela consegue resgatar a confiança e volta a dirigir normalmente”, revela a especialista.

Os maiores temores de quem tem medo de dirigir são os de provocar acidente, atropelar ou machucar alguém. “Geralmente são pessoas ansiosas que tendem a pensar de maneira negativa, visualizar tragédias e catástrofes. Não conseguem imaginar que, em baixa velocidade, quase não há perigo algum”, diz Olga Tessari.

Forçar a barra e estimular alguém que está com medo a dirigir não é o melhor caminho. “A pessoa pode até pegar o carro, mas vai passar mal, vai aumentar o sofrimento e, da próxima vez, com certeza evitará contato com o carro”, afirma a psicóloga Olga Tessari.

É importante esclarecer que, quem já fez inúmeras aulas e não consegue dirigir, precisa repensar a maneira de agir e de se comportar. Para trabalhar questões de personalidade como o medo de errar, mania de perfeição e fortalecer a autoestima para que a pessoa consiga pegar o carro e sair, se sentindo segura, o tratamento é à base de psicoterapia (tratamento psicológico), individual ou em grupo.

Assista aos vídeos sobre Medo de Dirigir com Olga Tessari

Teste: Você tem medo de dirigir?

Medo de Dirigir : o que é?

Supere o Medo de Dirigir com Dra Olga Tessari

Depoimentos do curso Supere o Medo de Dirigir

Marque sua consulta comigo!

Matéria publicada no site Aspirina

MD17-499

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Youtube – Facebook – Instagram – Twitter – Linkedin