Medo de Dirigir tem solução

Medo de dirigir tem solução

Medo de Dirigir tem solução

Entrevista com Olga Tessari

Não é segredo para ninguém que dirigir nas grandes cidades é uma aventura cada vez mais perigosa. Motoqueiros dividindo as pistas com os carros, ônibus apressados, congestionamentos sem fim.

Com tudo isso você prefere deixar o carro na garagem e sair a pé ou de ônibus? Saiba que não está sozinha. Assim como você, milhares de pessoas em todo o Brasil sofrem com o medo de dirigir e “evitam o assunto dizendo que não tem medo. mas que é melhor andar de ônibus, polui menos, entre tantas outras desculpas”, disse Olga Tessari.

Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Olga Tessari, os sintomas de ansiedade mais sentidos pelas pessoas que têm medo de dirigir são suores, taquicardia, tremores, falta de ar, enjoos e boca seca.

“O problema maior é que a pessoa, frente ao mal-estar, começa a inventar desculpas para não dirigir ao invés de tentar resolver a causa do ataque de pânico que causou os sintomas. Dessa forma, o quadro vai piorando, pois a pessoa não enfrenta o problema e se sente inferiorizada perante os outros que conseguem dirigir facilmente”, afirma a doutora.

Outra atitude equivocada que as pessoas tomam é a de fazer aulas e mais aulas em uma autoescola achando que assim vão perder o medo e voltar a dirigir, ressalta a doutora, que indica um acompanhamento psicológico para combater as causas do problema.

Medo de Dirigir tem solução

Sim, o medo de dirigir tem solução, afirma Olga Tessari, que já acabou com esse medo de dirigir de mais de 6 mil pessoas.

“Alguns meses de terapia semanal podem ser a solução, porque a pessoa vai em busca dos motivos que a levam a ter medo de dirigir e, assim, pode combatê-los e acabar com eles”, completa ela.

Foi o que Marta Rodrigues, de 33 anos, foi buscar no consultório da psicóloga em dezembro de 2005. “O que eu fiz lá foi uma terapia em grupo. Ainda não estou pegando o carro, mas posso dizer que já sei claramente quais são as minhas dúvidas e inseguranças. O meu pânico de dirigir diminuiu muito. O que preciso trabalhar agora é a autoconfiança, estou quase lá”, diz.

Dra. Olga Tessari lembra também que a grande maioria das pessoas com medo de dirigir possui as mesmas características de personalidade e de comportamento.

“São pessoas organizadas, perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e que se preocupam muito com a opinião dos outros. Tudo isso contribui para que a pessoa não pegue no carro.”, complementa Olga Tessari.

Apesar da maioria das pessoas que procura o tratamento serem mulheres, a psicóloga acredita que isso se deve pelo preconceito dos homens em admitir que têm medo de dirigir porque muitos deles a procuram em sigilo, com receio de alguém descobrir que eles sofrem com esse medo.

“Aliás, inventar desculpas para não dirigir é uma característica de quem sofre com esse medo: melhor arrumar desculpas do que assumir o medo, uma vez que essas pessoas se preocupam demais com o que os outros vão falar ou pensar”, disse Olga Tessari.

Com o objetivo de viabilizar tratamento gratuito para pessoas com dificuldade de dirigir, Dra. Olga Tessari, em parceria com a Dutra Veículos, concessionária Chevrolet, em São Paulo, desenvolve o projeto “Dirija sua própria vida sem medo”.

Existente desde março de 2003, o projeto já atendeu mais de três mil pessoas, das quais 90% obtiveram resultados positivos. Atualmente há uma fila de espera de mais de dois mil inscritos no programa, mas qualquer um pode participar.

ATENÇÃO: o acordo para desenvolver esse trabalho com a concessionária chegou ao fim, mas Olga Tessari continua realizando o mesmo trabalho em seu consultório.

Matéria publicada no site da Penélope em 24/02/2006 por Virgínia Vargas

189

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Leia o livro Dirija sua vida sem medo

Um livro para todos aqueles que sofrem com seus medos, ansiedade, estresse, timidez, etc.

Leia o livro Amor X Dor: caminhos para um relacionamento feliz!

Leia o livro Amor X Dor

Um livro que aponta caminhos para ter e/ou manter um relacionamento feliz pela vida afora!

Siga Olga Tessari nas redes sociais: Facebook – Youtube – Instagram – Twitter – Linkedin

Olga Tessari

Olga Tessari, Psicóloga (CRP06/19571), formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisa e atua com novas abordagens da Psicologia Clínica, em busca de resultados rápidos, efetivos e eficazes, voltados para uma vida plena e feliz. Ama o que faz e segue estudando muito, com várias especializações na área. Também é escritora, autora de 2 livros e coautora de muitos outros. Realiza cursos, palestras e workshops pelo Brasil inteiro. E ela segue atendendo em seu consultório ou de forma online (pela internet) adolescentes, adultos, pais, casais e famílias inteiras que buscam, junto com ela, caminhos para serem felizes, cada um com sua própria definição do que é felicidade!

Deixe um comentário