• 22 jan 17

Medo de Dirigir tem solução?

Milhares de pessoas sofrem com o medo de dirigir. Qual o perfil dessas pessoas?

Por: Olga Tessari
  • Medo de Dirigir tem solução?

    Medo de dirigir tem solução?

     

    Entrevista com © Dra Olga Tessari

     

    Medo de dirigir tem solução!

     

    Mulheres com carro e carteira de habilitação não conseguem driblar o medo de dirigir

    Não é segredo para ninguém que dirigir nas grandes cidades é uma aventura cada vez mais perigosa. Motoqueiros dividindo as pistas com os carros, ônibus apressados, congestionamentos sem fim. Com tudo isso você prefere deixar o carro na garagem e sair a pé ou de ônibus? Saiba que não está sozinha. Assim como você, milhares de pessoas em todo o Brasil sofrem com o medo de dirigir.

    Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, os sintomas de ansiedade mais sentidos pelas pessoas que têm medo de dirigir são suores, taquicardia, tremores, falta de ar, enjoos e boca seca.

    “O problema maior é que a pessoa, frente ao mal-estar, começa a inventar desculpas para não dirigir em vez de tentar resolver a causa do ataque de pânico que causou os sintomas. Com isso, o quadro vai piorando, pois a pessoa não enfrenta o problema e se sente inferiorizada perante os outros que conseguem dirigir facilmente”, afirma a doutora Olga Tessari.

     

    Fazer aulas de autoescola resolvem? 

    Outra atitude equivocada que as pessoas tomam é a de fazer aulas e mais aulas em uma autoescola achando que assim vão perder o medo e voltar a dirigir, ressalta a doutora, que indica um acompanhamento psicológico para combater as causas do problema.

    “Alguns meses de terapia semanal podem ser a solução, porque a pessoa vai em busca dos motivos que a levam a ter medo de dirigir e, assim, pode combatê-los”, completa Olga Tessari.

    Foi o que Marta Rodrigues, de 33 anos, foi buscar no consultório da psicóloga em outubro de 2005. “O que eu fiz lá foi uma terapia em grupo. Ainda não estou pegando o carro, mas posso dizer que já sei claramente quais são as minhas dúvidas e inseguranças. O meu pânico de dirigir diminuiu muito. O que preciso trabalhar agora é a autoconfiança”, diz.

     

    Características das pessoas que sofrem com o medo de dirigir

    Dra. Olga Tessari lembra também que a grande maioria das pessoas com medo de dirigir possui as mesmas características. “São pessoas organizadas, perfeccionistas, muito exigentes consigo mesmas e que se preocupam muito com a opinião dos outros. Tudo isso contribui para que a pessoa não pegue no carro.”, complementa.

    Apesar da maioria das pessoas que procura o tratamento serem mulheres, a psicóloga acredita que isso se deve pelo preconceito dos homens em admitir que têm medo de dirigir.

    Com o objetivo de viabilizar tratamento gratuito para pessoas com dificuldade de dirigir, Dra. Olga Tessari, em parceria com uma concessionária Chevrolet, em São Paulo, desenvolveu o projeto “Dirija sua própria vida sem medo”. Existente desde março de 2003, o projeto já atendeu mais de três mil pessoas, das quais 90% obtiveram resultados positivos.

    Atualmente há uma fila de espera de mais de dois mil inscritos no programa.

     

    ATENÇÃO!!!

    O trabalho em parceria com a concessionária encerrou-se no final de 2006. A Dra Olga Tessari continua realizando o mesmo trabalho, como sempre fez, em seu consultório particular e aguarda novos patrocinadores para levar adiante este projeto de sucesso.

     

    Matéria publicada no site da Penélope por Virgínia Vargas em 24/02/2006